Pernambuco promove campanha para reduzir violência contra travestis e transexuais

25/01/2017 (Atualizado em 25/01/2017 | 18:07)

Governo de Pernambuco
Governo de Pernambuco

 

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Executiva de Segmentos Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, lançou a campanha "Respeite minha Identidade de Gênero. Pernambuco sem Transfobia. Basta de Violência contra Pessoas Trans". 

A ação visa sensibilizar a sociedade pernambucana sobre os direitos de transexuais e travestis para reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI'S) registrados contra o segmento.  

Segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2016 foram registrados no país 343 mortes de pessoas LGBTs. Desse total, 144 (42%) eram trans (travestis e transexuais).  

A iniciativa vai contar com peças publicitárias na mídia impressa local e nas redes sociais, além da distribuição de folderes e cartazes. 

O lançamento ocorreu na noite desta segunda-feira (23), no cinema São Luis, no Recife, durante a abertura da 4ª Semana Nordestina de Visibilidade Trans.

No encontro foram exibidos os documentários  O Vôo da Fênix, de Leo Tabosa e Por Que o Brasil é o País que Mais Mata Transexuais no Mundo, exibido pela TV Brasil em junho de 2016. 

A reportagem exibida pela TV Brasil investiga a violência de gênero e traz o relato pessoal de cinco mulheres trans que moram em Pernambuco. De acordo com o documentário, o Estado é o quarto do país em número de homicídios de pessoas trans.   

A 4ª Semana Nordestina de Visibilidade Trans reúne diversas ações culturais e educativas, realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude em parceria com as prefeituras municipais e a sociedade civil organizada por ocasiã do Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. 

 

Com informações do Governo do Estado de Pernambuco 

Fonte: PSB Nacional