Segmento LGBT constrói candidaturas para as eleições 2020

13/03/2020 (Atualizado em 13/03/2020 | 16:26)

Lançar candidatos e candidatas em pelo menos 30 municípios do Rio Grande do Sul. Esta é a meta traçada pelo Movimento LGBT do PSB/RS para as eleições municipais de 2020.
De acordo com o Thiago Abreu, secretário estadual LGBT, até agora o segmento já possui pré-candidatos em 22 municípios do estado. “É preciso dialogar com todos os públicos, ampliar nossas pautas para conseguir conquistar uma cadeira no legislativo ou no executivo”, justifica.
A ideia é lançar candidaturas propositivas, capazes de dialogar com os mais diversos grupos da sociedade, apresentando um planejamento estratégico claro, uma política limpa e livre do falso moralismo. Pautas como educação, saúde, segurança e economia criativa estão na linha de frente do movimento LGBT Socialista do PSB.
A novidade é a proposição de candidaturas coletivas, com uma perspectiva criativa e conectada com lideranças municipais dos mais diversos setores e comunidades. O objetivo é traçar uma candidatura mais representativa para a população e para os segmentos “ditos popularmente minoritários”.
Thiago salienta que está será uma eleição atípica, com as redes sociais dominando boa parte do processo eleitoral. Por isso, a população LGBT deve tomar cuidado para não ser alvo de fake news como ocorreu nas eleições de 2018.
Está programada ainda uma formação para todos os pré-candidatos e pré-candidatas do segmento antes do pleito eleitoral, para oferecer capacitação para suas campanhas. Além disso, o movimento busca elencar 10 candidaturas prioritárias em cidades estratégicas do estado com capacidade real de elegibilidade.
“A população LGBT necessita de representação efetiva. É preciso dar um basta no parasitismo da causa, prática cometida durante anos por diversas figuras da política. A representação institucional é o principal caminho para garantia da equidade e da representação efetiva das pautas dessa população”, finaliza Thiago.

Fonte: Comunicação PSB/RS