Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) participa do 10º Cosud em Porto Alegre

29/02/2024 (Atualizado em 29/02/2024 | 15:57)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), desembarcou em Porto Alegre, nesta quinta-feira (29) para cumprir agenda institucional no Estado. O socialista, que participa entre hoje e sexta-feira, do 10º Cosud -Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) – dialogar para desenvolver, foi recepcionado no Aeroporto Salgado Filho pelo presidente estadual do PSB, Mário Bruck e dirigentes estaduais.


Mário Bruck aproveitou a ocasião para parabenizar o governador Casagrande pelas políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento econômico a partir dos pequenos negócios. “O PSB gaúcho tem se inspirado na experiência de fomento e apoio às micro e pequenas empresas e ao empreendedorismo do Espírito Santo e programa para breve uma visita ao Estado para trocar experiências. Estamos trabalhando, através do deputado Elton Weber que preside na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas, e do Fórum Fortalece RS, que coordeno e agrega as entidades representativas do setor, na construção de uma política de estado que garanta crédito, fomento e gestão”.


Também recepcionaram o governador Renato Casagrande o vice-presidente da sigla, José Stédile, o ex-vice-governador do RS, Vicente Bogo, a diretora de Igualda Racial do RS, Sanny Figueiredo, e a secretária estadual do PSB, Letícia Gomes.


Saiba mais

O 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), começa nesta quinta-feira (29/2). O evento reunirá, em Porto Alegre, os governadores dos sete estados que formam o grupo para uma série de debates sobre temas relacionados à administração pública. Esta edição terá dois temas centrais: Meio Ambiente e Segurança Pública. O evento deve receber mais de mil pessoas, das sete unidades da federação.

Dentro da temática do Meio Ambiente, o enfrentamento às mudanças climáticas receberá atenção especial. E o campo da Segurança Pública será entendido em sentido amplo, incluindo os sistemas penais.

O Cosud envolve os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.  Durante o encontro, os gestores e suas equipes técnicas discutirão ações para fortalecer a cooperação entre os Estados, além de políticas públicas de interesse comum das duas regiões.  


Grupos Técnicos

Os grupos técnicos (GTs) são a base de funcionamento do Cosud. Nesta edição, haverá 21 GTs, nos quais atuarão os secretários e as equipes técnicas dos sete Estados. 


Os grupos técnicos tratarão dos seguintes temas:

Agricultura e Pecuária 

Cultura 

Defesa Civil 

Desenvolvimento Social e Profissional 

Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento 

Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher 

Educação

Esportes 

Fazenda e Previdência 

Governança do Cosud 

Habitação e Obras 

Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano

Inovação e Inclusão Digital 

Malha Ferroviária 

Meio Ambiente

Planejamento e Governo Digital 

Procuradoria Geral do Estado 

Saúde

Segurança Pública 

Transparência, Controladoria e Ouvidoria

Turismo 




Fonte: Ascom PSB/RS com informações do Governo RS