Propostas de candidatos e candidatas devem refletir o novo programa do PSB, afirma Siqueira em abertura de curso

08/04/2024 (Atualizado em 08/04/2024 | 10:25)

A comunicação política por meio das redes sociais e da inteligência artificial precisa ir além da superfície e refletir um conteúdo que esteja alinhado  à identidade, à história, à experiência do PSB e ao seu novo programa, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, aos participantes do curso online Criatividade | Marcas e Marketing do PSB/Eleições 2024: Comunicação, conteúdos e práticas.


“O novo programa do PSB traz muitas coisas novas e interessantes, e é importante que elas sejam incorporadas nos programas dos candidatos que concorrerão às eleições municipais deste ano”, afirmou Siqueira, ressaltando que a comunicação não se resume apenas à forma como o candidato se conecta ao eleitor. “A comunicação deve refletir o conteúdo que corresponda a identidade do partido, que tem a história e a experiência do PSB em administrações municipais”, complementou.


As aulas tiveram início na noite desta quinta-feira (4) e vão até o dia 23 de maio, sempre às quintas-feiras, às 19h. Além de candidatos e candidatas socialistas, podem participar seus respectivos assessores políticos, equipes e integrantes de pré-campanhas.


Siqueira orientou aos candidatos e candidatas que é fundamental estabelecer uma comunicação constante com os eleitores não apenas nas eleições, mas também durante a administração. Essa interação permanente não só fortalece os laços com aqueles que o elegeram, mas também com aqueles que poderão apoiá-los em futuros pleitos.


Um exemplo representativo é o caso de Recife, que foi a primeira capital administrada pelo PSB já nos anos 50, sob a gestão do prefeito Pelópidas Silveira, que deixou sua marca com uma notável administração.


Atualmente, sob a liderança de João Campos, a gestão da capital pernambucana se destaca como um case de “absoluto” sucesso, observou Siqueira. O prefeito implementou uma estratégia de comunicação eficaz para promover as conquistas da gestão e interagir com a população.


Além de Recife, o PSB tem histórico de êxito na implementação de políticas públicas nas cidades de porte pequeno e médio que governou, assim como em grandes cidades e capitais como Curitiba, Natal, João Pessoa, Fortaleza e Manaus, lembrou Siqueira.


Vocação


O presidente do PSB salientou que, ao planejar um programa de governo municipal, é fundamental que o candidato ou candidata identifique a vocação do município. A compreensão clara das potencialidades locais, seja no turismo, na indústria, na agricultura ou em outras áreas, permite a formulação de políticas que maximizem o desenvolvimento econômico, cultural e social da região.


“Se a vocação do município for identificada, ou as vocações, vocês poderão formular políticas que potencializem essa vocação da cidade, no sentido de canalizar investimentos, tanto públicos quanto privados, valorizando imensamente a potencialidade do seu município, ou seja, a sua vocação econômica, cultural, social”, disse Siqueira.


Expertise em educação


O presidente do PSB destacou ainda a educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento dos municípios. O socialista ressaltou que é impossível promover avanços sem oferecer uma educação de qualidade para a população, especialmente para jovens e crianças.


Nesse aspecto, o PSB se destaca entre os demais partidos, pois administra com excelência a área do ensino. Um exemplo notável é o estado de Pernambuco, que avançou significativamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) durante as gestões socialistas. Essa expertise também tem sido aplicada nas administrações municipais, tanto em Recife quanto em outros municípios pernambucanos sob a liderança do PSB, destacou Siqueira.


Além de Pernambuco, outros estados governados pelo PSB, como Paraíba e Espírito Santo, sob as administrações dos socialistas João Azevêdo e Renato Casagrande, respectivamente, também se destacam na educação, com a implementação de políticas bem-sucedidas, como as escolas de tempo integral e municípios com alto padrão de qualidade na educação.


“Essa experiência precisa ser aproveitada, potencializada em benefício, e reproduzida em todos os municípios brasileiros que o PSB venha a governar. É muito importante, porque sem uma educação de qualidade, não é possível oferecer serviços de qualidade às atividades econômicas que forem desenvolvidas no seu município, seja ela de que natureza for”, ressaltou Siqueira.


Além da educação, o socialista destacou a importância de delinear bem políticas públicas em outras  áreas como esporte, cultura e lazer. Segundo Siqueira, essas políticas precisam ser formuladas com criatividade, inovação, e estímulo à participação da população.


“Outra característica do PSB é o estímulo à participação da população. É fazer com que a população participe não só da formulação dos programas de governo, através das suas diferentes formas de organização, mas também participe da sua administração, indicando ao prefeito suas necessidades em educação, segurança pública, saúde, e infraestrutura, por exemplo”, disse.


O PSB também se diferencia por seu compromisso com a implementação de políticas públicas para todos, mas especialmente para os que mais precisam, disse Siqueira. “Nós temos essa característica, de formular políticas públicas para todos, mas, em particular e especial, para aqueles que mais precisam, que são as pessoas que são objetos das nossas políticas. São as pessoas que mais precisam do poder público, que é a maioria da nossa população, que infelizmente é ainda relativamente bastante pobre, e precisa de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais, obviamente”, afirmou.


Também participaram da aula inaugural o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e do secretário nacional de Formação Política, Domingos Leonelli. Eles abordaram o tema “Construindo conteúdos e práticas para 2024”.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PSB Nacional