Após 12 anos, JSB volta à presidência do Fórum Nacional de Gestores de Juventude

28/02/2024 (Atualizado em 28/02/2024 | 11:36)

Após 12 anos, a Juventude Socialista Brasileira do PSB volta para o comando do Fórum Nacional de Gestores de Juventude (Fonajuve). O presidente nacional da JSB, Jiberlândio Miranda, foi eleito para presidir o órgão que representa os gestores de juventudes dos 26 Estados e o Distrito Federal.


Jiberlândio é advogado e subsecretário de Políticas para a Juventude da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Espírito Santo, sob o governo do socialista Renato Casagrande (PSB).


O capixaba assumiu a presidência na 2º Reunião Ordinária do Fórum, com o pedido de licença do então presidente, Gabriel Medeiros. Em outubro de 2023, Jiberlândio havia assumido a vice-presidência do Fonajuve.


“O Fonajuve é um fórum importante para debater e fortalecer as políticas para as juventudes para o nosso país. É por meio do fórum que vamos avançar ainda mais na agenda de governança de programas e projetos para a nossa juventude. Seguiremos firmes, trabalhando incansavelmente para avançar nas políticas públicas voltadas para as juventudes do Espírito Santo e do Brasil”, afirmou Miranda.


Para o secretário nacional da JSB, Tony Sechi, é muito importante a retomada da presidência do Fonajuve por um membro do PSB.


“O PSB tem um grande histórico de participação, de atuação, de protagonismo neste fórum. Já presidimos outras vezes e, pra gente, a política de juventude do Espírito Santo tem sido referência. E agora, no fórum, se confirma isso com a eleição do Jiberlândio representando o governo do Estado do Espírito Santo”, destacou.


2ª Reunião Ordinária do Fonajuve


A reunião do fórum foi realizada em Salvador, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2024. O evento trouxe discussões sobre as experiências de Políticas Públicas de Juventude de Trabalho e Renda. O objetivo do grupo é acompanhar a implementação das políticas públicas de juventude em todo o território nacional e disseminar experiências em âmbito estadual e nacional, além de colaborar com a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas para esse grupo.


O Fonajuve é responsável também por avaliar periodicamente os resultados da Política Nacional de Juventude e estimular a criação de fóruns estaduais e a realização de audiências públicas nas diferentes regiões do país.


A participação dos gestores no fórum é considerada prestação de serviço público relevante e não remunerada.



Fonte: Assessoria de Comunicação/PSB Nacional