Socialistas apresentam proposta coletiva para a criação da Universidade Federal da Região Nordeste do RS

02/01/2024 (Atualizado em 02/01/2024 | 10:00)

O deputado estadual Elton Weber e os vereadores Zé Dambrós (Caxias do Sul) e Juliano Baumgarten (Farroupilha) apresentaram uma proposta coletiva para a criação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado, na última terça-feira (26), em Brasília, aos ministros da Educação, Camilo Santana; da Comunicação, Paulo Pimenta; e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Os socialistas estiveram acompanhados por uma comitiva regional. 


A proposta da implantação da Universidade consta no Plano Plurianual 2024-2027, tendo sido uma das mais votadas no processo participativo de elaboração do PPA. "Mobilização multipartidária de deputados, prefeitos, vereadores e representantes de entidades regionais, o que reflete a importância do projeto para a nossa gente. Falamos da população de 48 municípios”, destaca o deputado Elton ao reforçar que o PPA prevê para a fase de estudos do projeto, R$ 2,5 milhões em 2024 e R$ 2,5 milhões em 2025.


No documento entregue aos ministros é demonstrado que a região Nordeste é formada por 48 municípios, com mais de 1,2 milhão de habitantes e que forma o segundo maior PIB do Estado oriundo de 11 municípios da região. A região também é a segunda em população e produção, mas precisa vencer muitas desigualdades socioeconômicas, com grande população de jovens pertencentes às famílias assalariadas e que não conseguem cursar o ensino superior privado, por falta de recursos financeiros. O Rio Grande do Sul tem apenas seis universidades federais e nenhuma delas localizada na região Nordeste.


Em novembro, a Câmara de Vereadores de Farroupilha, por proposição do vereador Juliano Baumgarten. promoveu o Painel da Universidade Federal da Região Nordeste e o Lançamento do Comitê Pró-Universidade, com a intenção de unir esforços para mobilização e acompanhamento do pleito.


Fonte: Ascom PSB/RS com informaçãoes da Agência de Notícias da ALRS