SANT

23/06/2023 (Atualizado em 01/07/2023 | 09:20)

Na noite de quinta-feira (22), o vereador Rafael de Castro (PSB), de Sant’Ana do Livramento, promoveu uma audiência pública para debater a implementação de um Polo Tecnológico Binacional na Fronteira. O principal encaminhamento da audiência, que lotou o auditório da Unipampa, foi a proposição de uma nova audiência pública, mas agora no Plenário da Câmara Federal, a fim de mobilizar toda a bancada gaúcha para destinação de recurso, bem como levar o projeto para o Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), para garantir recursos na previsão orçamentária da União. 


A atividade contou com a presença do presidente estadual do PSB, Mário Bruck, e do vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro (PSB). Para Bruck, que também é da Fronteira, está mais que na hora da Região implementar o Polo. "A Fronteira Oeste não pode ficar apenas com espectadora no desenvolvimento tecnológico. Está na hora de avançarmos". 


Com larga experiência na área de Ciência e Tecnologia, Navarro explanou sobre as possibilidades de financiamento para o projeto, além de trazer exemplos concretos de cidades que mudaram suas realidades a partir de investimentos em ciência e inovação.. 


Também presente na audiência, a ex-prefeita Mari Machado, que participou desde o início das tratativas para implementação de um Polo Tecnológico na cidade e foi chefe de gabinete no Ministério de Ciência e Tecnologia, fez uma contextualização sobre a importância do projeto ressaltando os ganhos para a cidade e toda Região, transformando para melhor os sistemas de inovação, principalmente para juventude. "Discussão iniciada em 2017 e inspirada no Porto Digital de Recife, entendo como uma importante alternativa para o desenvolvimento, geração de emprego e renda. O próximo passo será realizar uma audiência pública em Brasília, na Comissão de Desenvolvimento, Industria e Comércio, presidida pelo deputado Heitor Schuch (PSB), que dialoga com o MDIC, cujo ministro é o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), reforçou.


A audiência pública contou, ainda, com os diretores dos Campus da Unipampa, Alexandre Xavier, do IFSul, Celso Gonçalves e a Maíra Escosteguy, representando a UTEC - Polo Tecnológico de Rivera, que reafirmaram a parceria e disponibilidade para unir forças em busca da implementação do polo.


Fonte: Ascom vereador Rafa Castro