Socialistas definem contribuições da causa animal para o Plano de Governo do Beto Albuquerque

04/05/2022 (Atualizado em 05/05/2022 | 09:37)

Reunião e debate aconteceu nesta terça, dia 3, na sede estadual socialista da Rua Barros Cassal

Foto: Ricardo Ritzel
Foto: Ricardo Ritzel

A causa animal foi o 11º debate dos treze programados para acontecer na sede estadual socialista em busca de formulações de propostas para construção do Plano de Governo de Beto Albuquerque no Palácio Piratini.

O encontro, que aconteceu na noite desta terça-feira, dia 3 de maio, teve mais uma vez a coordenação do secretário especial do partido, Vicente Selistre (desta vez virtual), além do assessoramento técnico presencial do professor Renato de Oliveira.

“A violência do homem contra a natureza é uma violência contra a própria humanidade, assim como a política de proteção aos animais é uma política para o ser humano” sentenciou o professor Oliveira logo na abertura do debate e concluiu: “A causa animal é tão importante que deve estar no programa de governo de qualquer partido que se diz humanista, como o nosso”.

O professor lembrou também que “em um ponto esses relacionamentos do homem com esses seres vivos são convergentes. A sensibilidade desses animais não deve ser agredida ou ignorada, pois há uma responsabilidade de todo socialista com a causa animal. Em síntese, não é uma questão menor”, enfatizou.

Na sequencia, a vereadora do PSB de Bagé, Beatriz Souza, explanou sobre as atuais políticas públicas sobre a questão, apontando lacunas, o que está errado, o que pode ser melhorado e o que está certo.

“A causa animal não é só para proteção de animais domésticos e para animais envolvidos em plano de consumo (ou econômico), mas  também para aqueles animais da nossa fauna, que vivem livres, assim como os que estão relacionados com o trabalho humano, como cavalos, por exemplo”, explicou.

A vereadora bajeense concluiu sua fala explicando que a questão também é bastante complexa e com uma transversalidade muito grande com outras causas, como a humanitária, familiar, econômica e ambiental.

Depois, a jornalista Betine de Paris apontou um problema bem atual na questão animal envolvendo a pandemia mundial da Covid 19: “Com a pandemia e o isolamento imposto para combater a doença, muitas pessoas se sentiram sozinhas e adotaram animais de estimação. Depois de dois anos, esses animais cresceram, a vida está voltando ao normal e um grande número dessas pessoas se arrependeu  dessa tutoria e está abandonando esses animais sem nenhum cuidado”, comentou Betine.

Na sequencia, outros tantos temas dentro da questão animal foram debatidos e lembrados, como vigilância sanitária, saúde pública, esterilização e controle populacional, qualidade das rações, controle de viroses, a burocracia dos convênios municipais, penalidades para maus-tratos e estrutura da veterinária pública, entre outros.

Participaram do debate, além dos citados acima, José Luis Barbosa (coordenador da campanha do Beto), Luiz Henrique Apollo, Moacir Alan Kardec, Maria Elaine Tarelli, José Abraaão, André Rafael Plantz, Maria Regina, Helvétio, Dalla e Carlos.

Beatriz Souza e Betine de Paris foram escolhidas como as relatoras na das propostas da causa animal para o Plano de Governo do PSB ao Palácio Piratini.

Nesta quarta, dia 4, às 18h30, o tema do debate é a Inclusão, que acontece como sempre no Salão Nobre da sede estadual socialista na Rua Barros Cassal. O ciclo de debates temáticos para o Plano de Governo de Beto Albuquerque se encerra nesta quinta, dia 5, com a discussão sobre  a causa LGBTQIA+.

“Cada reunião tem nos trazido muito orgulho pelo engajamento dos participantes. Certamente vão contribuir muito para o plano de governo desenvolvido pelo PSB para o Rio Grande do Sul”, lembrou o secretário especial do partido, Vicente Selistre, que tem atuado como coordenador das reuniões.

 

Fonte: Ricardo Ritzel/PSB RS