PSB indica Alckmin para vice de Lula

08/04/2022 (Atualizado em 08/04/2022 | 15:55)


O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi indicado oficialmente pelo PSB para ser o candidato a vice na chapa de Lula (PT) na disputa à presidência, nesta sexta-feira (8), em São Paulo. O evento histórico marcou um novo passo na defesa da democracia e da recuperação do Brasil, devastado pelo bolsonarismo.

Lula lembrou do passado em que foram adversários, mas que nunca deixaram de se respeitar mutuamente e conviver, especialmente, para tratar de questões importantes para o país.

O petista também destacou que a experiência dos dois será fundamental para reconstruir o Brasil. E acredita que vencer as eleições será um desafio menor do que recuperar os estragos que serão herdados do bolsonarismo.

“É plenamente possível duas forças com projetos diferentes, mas com princípios iguais, se juntarem em um momento de necessidade do povo. Temos que provar à sociedade brasileira que o Brasil está precisando de amor e não de ódio”
Lula

O ex-presidente também deixou claro que o PSB terá papel fundamental na elaboração do plano de governo.

E ressaltou que buscará o diálogo com toda a sociedade de maneira respeitosa, independente de classe social. Mas que a prioridade serão os mais vulneráveis.

“Vamos tratar com o mesmo respeito o catador de papel e o empresário mais rico”, afirmou Lula.

Para Alckmin, o grave momento do país exige união.

“Aqui foi bem explicitado o momento grave que nós estamos vivendo, na realidade não é hora de terrorismo, é hora de generosidade, grandeza politica, desprendimento e união. Política não é uma área de solitária, a força da política é centrípeta, nós vamos somar esforços aí pra reconstrução do nosso país”, afirmou Alckmin.

“Vamos somar esforços pra gente recuperar emprego, dar oportunidade às pessoas, combater essa carestia absurda para que a população possa ter dias melhores. Com entusiasmo, vamos colocar nosso nome à disposição para trabalhar pelo Brasil”
Geraldo Alckmin

A indicação de Alckmin será levada para aprovação dentro do PT. No que Lula garantiu que será aprovado.

“Alckmin, você será recebido como um velho companheiro no Partido dos Trabalhadores”, enfatizou Lula.

Mulheres

O ex-presidente fez ainda uma importante sinalização às mulheres. Ao citar a recente viagem que fez ao México, o petista destacou e equidade de gênero no Parlamento daquele país bem como no comando de diversas prefeituras, que contam com 35% de mulheres. Afirmou que, embora o Brasil não deva alcançar tão rápido a essa paridade, espera que a participação das mulheres cresça.

Os presidentes do PSB, Carlos Siqueira, e do PT, Gleisi Hoffmann, também participaram do evento. O ex-governador Márcio França, pré-candidato ao governo de São Paulo e articulador da chapa Lula-Alckmin, também participou do ato.

“Não temos qualquer dúvida de que é o companheiro Lula quem reúne as melhores condições para articular forças políticas amplas, capazes de dar à resistência democrática a envergadura que permitirá enfrentar e vencer o bolsonarismo”, diz um trecho da carta entregue pelo PSB ao PT no início da cerimônia.

Alckmin e o PSB

Um grande ato marcou a filiação do ex-governador de São Paulo ao PSB, no último dia 23, em Brasília.

O ingresso de Alckmin no partido marca mais um passo fundamental da esquerda brasileira na luta pela democracia e contra o bolsonarismo.

“Temos que ter os olhos abertos para enxergar, a humildade para entender que hoje Lula é o que melhor reflete e interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro. Ele representa a democracia”, afirmou o ex-governador durante sua filiação ao PSB.

Leia também: Filiação de Alckmin no PSB marca a luta pela democracia

Mais que isso. Alckmin reforçou que embora possam existir divergências, a união em torno do país é o que os une.

“Apoiar não significa deixar de emitir discordância. Igualmente, é preciso não confundir discordância com ultimato nem lealdade com subserviência. Lealdade é um valor praticado entre companheiros. Mas há uma forma de lealdade que se sobrepõe a todas: a lealdade ao destino do país. É essa lealdade que nos une”, disse, na ocasião, ao citar Mário Covas.

Fonte: Socialismo Criativo