Pauta da seca avança e governo estadual garante recurso para auxílio-emergencial

01/04/2022 (Atualizado em 01/04/2022 | 16:25)

divulgação
divulgação

Após três dias de mobilização, os agricultores familiares ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) que estavam acampados em Porto Alegre conseguiram avanços da pauta da seca junto aos governos. Em reunião no Palácio Piratini, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e o governador Ranolfo Vieira Júnior garantiram ao presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva e ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, deputado Elton Weber, recursos para o pagamento do auxílio emergencial.

Na próxima semana, Fetag, Casa Civil, Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e o novo secretário da Agricultura se reúnem para definição de critérios e valores. Lemos também assegurou que o Feaper se reúne nos próximos dias para autorizar a anistia do Troca-Troca de Milho já anunciado, mas pendente. A reunião contou ainda com a participação de agricultores e do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar no Congresso, deputado Heitor Schuch.

Weber saudou o comprometimento do governo, mas lamentou que o restante da pauta esteja em aberto. A Fetag cobra abertura de poços na zona rural para atender as comunidades, criação de uma linha de crédito com juro zero para capital de giro, anistia do pagamento do Programa Troca-Troca Forrageiras, dentre outros. “Avançamos na pressão, mostrando a nossa força, mas o anúncio ainda está muito distante das necessidades dos nossos agricultores, continuaremos a pressionar por ampliação das medidas”.

Em âmbito federal, o governo publicou a Medida Provisória que libera R$ 1,2 bilhão para desconto do pagamento do Pronaf para quem não está amparado pelo Proagro. O rebate a ser estabelecido em resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) poderá chegar a 40%. E o prazo para enquadramento foi ampliado. A medida valerá para todos os municípios que decretaram emergência até 28 de fevereiro e não mais 7 de fevereiro. Já na próxima semana deve ser votado o projeto que garante R$ 1,68 bilhão para o atual ciclo agrícola e o novo Plano Safra.

Fonte: Patricia Meira Cardoso / AL-RS