Projeto empodera mulheres da Zona Norte de Porto Alegre

01/04/2022 (Atualizado em 01/04/2022 | 15:50)

divulgação
divulgação

Arte é dizer o que não se pode, se exprimir naquilo que não se consegue, para traduzir o que é intraduzível. Mas, sobretudo, arte é, para nós, humanos, uma maneira de se superar, uma forma de crescer, para se reinventar e viver. E tudo isto é para quem faz e para quem sorve qualquer manifestação artística.

E foi isto que aconteceu na 1ª edição do “Projeto Palavras em Movimento”, idealizado e produzido pela professora de dança, educadora social, terapeuta e também socialista, Deboralis Oliveira Molino. O evento aconteceu na noite de sábado, dia 25 de março, no Salão da Ascopib do CTG do Galpão e contou com apresentações de dança cigana e do ventre, a boa música gitana de Lúcian, assim como a leitura de trechos do livro de uma moradora da comunidade que também é dona de casa e artista plástica, Ester Bianco.

O projeto também ofereceu uma palestra sobre empreendedorismo, assim como bancas com cases de sucesso de mulheres que começaram a produzir e vender artesanato, sabonetes, artigos esotéricos e roupas.

Débora Molino comentou que o objetivo da iniciativa é empoderar mulheres. Torna-las mais autoconfiantes, seguras de si para que possam mudar os destinos de suas vidas para melhor. Para que possam se reinventar e serem felizes.

Conseguiu bem mais que isto!

Fez todas elas, tanto a que foram ver como as que foram para serem vistas, exprimirem seus sentimentos, dizer o que não conseguiam e a traduzirem seus sentimentos e ressentimentos. Ou seja, viverem plenamente.

Além disto, o projeto arrecadou 148 quilos de alimentos não perecíveis, fora óleos e enlatados, que foram doados a AAPECAN de Porto Alegre, uma entidade social de apoio a pessoas com câncer.

Esta primeira fase do “Projeto Palavras em Movimento” prevê encontros e apresentações bimensais, sempre com integrantes da comunidade onde os espetáculos são realizados.

Débora também projeta uma 2ª etapa do projeto, com encontros on-line onde serão debatidos temas em comum para mulheres que vivem na periferia, com uma convidada que apresentará a sua história, seja ela artística, de vida ou profissional, sempre como exemplo de vida, como solução de problemas comum, ou estímulo a novos caminhos.

Ela também conta que está sendo construída uma 3ª etapa do projeto, quando um grande espetáculo de dança que será produzido para coroar o esforço de todo o grupo.

Débora criou há 10 anos o "Grupo de Dança Lis Lilah" e trabalha desde então com o empoderamento de mulheres através da arte e já disputou por duas vezes uma cadeira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Ela também não descarta uma nova campanha eleitoral para aprimorar esse trabalho e também leva-lo a outros bairros da capital gaúcha.

Enfim, A arte é também um trabalho de conexão direta com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. Arte é viver.




A secretária Estadual de Mulheres Socialistas, Maria Luiza Looser, prestigiou o “Projeto Palavras em Movimento” comparecendo nas apresentações artísticas do último sábado no CTG do Galpão

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS