Giro pelo Estado – As principais notícias socialistas da semana no interior do RS

25/03/2022 (Atualizado em 25/03/2022 | 11:15)

Rota Romântica, agricultura familiar, indústria gaúcha, combate a dengue e os 30 anos de Alto Feliz, entre outros fatos e personagens...

Agricultura Familiar - Presidida pelo deputado Heitor Schuch (PSB), a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF) realizou seminário,em Brasília, sobre as perspectivas da agricultura familiar no pais diante do cenário de crise que se apresenta no Brasil e no mundo, agravado por problemas climáticos, como a seca no Sul, disparada de preços dos insumos e os impactos da guerra na Ucrânia, além das restrições impostas pela pandemia nos últimos dois anos. O evento reuniu representantes de movimento sociais, entidades do campo e lideranças rurais.

Indústria no Taquari - O oitavo debate regional sobre o cenário da indústria gaúcha e os principais gargalos enfrentados que prejudicam o desenvolvimento econômico do Estado aconteceu em Montenegro. Os principais problemas apontados pelo setor industrial da região do Vale do Taquari, que envolve 51 municípios, são a falta de mão de obra e de capacitação, dificuldades com logística e infraestrutura com relação a necessidade de ampliação da RS 124, alta carga tributária e principalmente a burocracia excessiva.

Cultura em Nicolau Vergueiro - Depois da aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores do Projeto Sistema Municipal de Cultura de Nicolau Vergueiro, a executiva socialista deste município localizado nos altos da Serra do Botucaraí agora trabalha, através da sua Secretaria de Educação e Cultura, na criação e implantação do Plano Municipal de Cultura. A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, que reuniu também os Municípios de Casca, Vila Maria, Camargo e  Marau debateu a promoção cultural da região.

Violência contra mulher - Tendo em vista a necessidade de atenção às mulheres vítimas de violência, o Vereador Wilson Lill (PSB), indicou ao município a criação de um aplicativo de acompanhamento das mulheres vítimas de violência, para o período pós-ocorrência da denúncia. A ferramenta iria a contribuir com o trabalho realizado pela Brigada Militar através da patrulha Maria da Penha, CREAS, e demais órgãos da rede de Proteção.

Alvorada reforça PSB - Na quarta-feira (23), o presidente estadual da sigla, Mário Bruck, recebeu José Roberto Mello da Silva e Ezequiel Soares, ambos líderes comunitários em Alvorada, para um ato de filiação na bancada do PSB RS na Assembleia Legislativa do Estado. Na ocasião, o secretário estadual da Negritude Socialista Brasileira (NSB), Vladimir Massa ressaltou que os novos filiados são importantes aquisições para os quadros do partido.

Taquara combate a dengue - a Secretaria de Saúde de Taquara contratará temporariamente até 21 agentes de combate a endemias. Os profissionais reforçarão a equipe que auxiliará na identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue. O tempo do vínculo será de até seis meses, podendo ser prorrogados por iguais períodos se houver necessidade.

Taquara Campo - A primeira edição do Taquara Campo começará em menos de um mês. O evento que integra a programação do aniversário de 136 anos de Taquara será uma celebração da cultura gaúcha, entre os dias 21 e 24 de abril, na Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho. Além dos shows musicais, rodeio artístico e atividades campeiras, a festividade  terá diversas atrações para a comunidade visitante. O Taquara Campo é promovido pela Prefeitura socialista de Taquara e apoiadores.

Weber e Rota Romântica - Em Dois Irmãos, o deputado estadual Elton Weber apresentou o seu projeto que institui o roteiro turístico Rota Romântica no Rio Grande do Sul. O PL 26/22, solicitado pela Associação dos Municípios da Rota Romântica, está na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Composta por 14 municípios entre a Planície do Vale do Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha, a Rota existe desde abril de 1996, mas não é reconhecida oficialmente no Estado.

30 anos de Alto Feliz I - A festa dos 30 anos de emancipação de Alto Feliz começou em grande estilo, no sábado, 19,  com a inauguração da nova Escola Municipal Padre João Batista Ruland. O prefeito Robes e o vice Douglas abriram a fita inaugural no final da tarde, entregando assim de forma oficial a muito aguardada primeira grande obra do primeiro ano de governo. Robes destacou que o investimento reforça a confiança por um município melhor, e que se trata de uma obra da comunidade e para comunidade.

30 anos de Alto Feliz II - Sucesso! Esta é  a expressão que melhor resume o que foi a festa dos 30 anos de emancipação de Alto Feliz. Para o prefeito socialista de Alto Feliz, Robes Schneider, a festa atingiu plenamente o objetivo a que se propôs, a começar pela escolha do lugar: a Praça Municipal.  “Foi uma festa simples, com poucos gastos, com muitos elogios para a escolha do lugar. Além disto, o público se identificou com os shows e as demais atrações da celebração”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS