Neil Young deixa Spotify em protesto contra fake news de vacinas

28/01/2022 (Atualizado em 28/01/2022 | 12:49)

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock


O cantor canadense Neil Young vai retirar as suas músicas do Spotify. O motivo é a recusa da plataforma de streaming em tirar do ar um podcast que dissemina fake news contra a covid-19.

Neil Young tem mais de 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Ele solicitou publicamente que seu empresário e sua gravadora retirassem suas músicas da plataforma, caso o podcast “The Joe Rogan Experience”, não fosse retirado do ar. O cantor sobreviveu à poliomielite, a paralisia infantil, quando criança.

“Estou fazendo isso porque o Spotify está propagando informações falsas sobre vacinas, potencialmente podendo provocar a morte daqueles que acreditam na desinformação que está sendo disseminada. Eles [Spotify] têm Rogan ou Young. Não os dois”, afirmou o artista de 76 anos.

O Spotify disse lamentar a decisão de Neil Young e que espera “recebê-lo de volta em breve”.

O podcast disseminador de fake news é o de maior sucesso no mundo e assinou um contrato de exclusividade de 100 milhões de dólares com o Spotify, em 2020.

“Com uma estimativa de 11 milhões de ouvintes por episódio, [The Joe Rogan Experience], que é hospedado exclusivamente no Spotify, é o maior podcast do mundo e tem uma tremenda influência. O Spotify tem a responsabilidade de mitigar a disseminação de desinformação em sua plataforma, embora a empresa atualmente não tenha uma política contra desinformação”, diz o comunicado de Neil Young.

Leia também: Chico Buarque vai parar de cantar uma de suas músicas mais famosas

O programa tem mais de 10 anos e já entrevistou nomes nomes como Elon Musk, Bernie Sanders, Macauley Culkin, Jay Leno e o brasileiro Rafinha Bastos.

Durante a pandemia da covid-19, ele tem sido acusado de desencorajar os jovens a se vacinar e pregado o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença, como a ivermectina. Também foi acusado de dar palco para extremistas.

Spotify e a desinformação

O Spotify alegou que quer “todo o conteúdo de música e áudio do mundo disponível para os usuários”. Disse ainda que retirou “mais de 20.000 episódios de podcasts relacionados à covid desde o início da pandemia”.

Neil Young disse ter tomado a decisão por conta da preocupação de que os jovens sejam “impressionáveis e fáceis de passar para o lado errado da verdade”.

“Essas pessoas acreditam que o Spotify nunca apresentaria informações grosseiramente não factuais. Eles infelizmente estão errados. Eu sabia que tinha que tentar apontar isso”, alegou.

Young agradeceu a sua gravadora, Reprise, de propriedade da Warner Music Group, que consentiu que as músicas fossem retiradas do ar.

“Obrigado Warner Brothers por ficar comigo e levar o golpe, perdendo 60% da minha receita mundial de streaming em nome da verdade”, escreveu ele.

Com informações do DW

Fonte: Socialismo Criativo