Socialistas apresentam avanços regionais da área ambiental na COP-26, em Glasgow

04/11/2021 (Atualizado em 04/11/2021 | 12:38)

divulgação
divulgação

Uma representação de governadores, prefeitos e deputados do PSB participa da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança Climática, a COP-26, nesta semana, em Glasgow, na Escócia.

No momento em que o Brasil se encontra na lista dos cinco países que mais agravam o aquecimento global, os socialistas terão agendas que debaterão pautas que envolvem seus Estados e o meio ambiente, e terão a oportunidade de trocar informações e apresentar projetos e realizações de seus governos e mandatos.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, está em Glasgow desde segunda-feira (1º), e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, chegará à cidade nesta quinta-feira (3). Casagrande preside o Consórcio Brasil Verde, inciativa criada por governadores para atuarem em conjunto na promoção de ações de enfrentamento às mudanças climáticas e também para que possam fazer uma interlocução direta dos governos locais com lideranças internacionais – como contraponto aos posicionamentos do governo federal em relação ao meio ambiente.

Entre os parlamentares estão presentes Alessandro Molon (RJ), líder da Oposição, Rodrigo Agostinho (SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Aliel Machado (PR) e Tábata Amaral (SP). O prefeito do Recife, João Campos (PSB), chega nesta quarta-feira ao país.

Campos irá participar de um encontro com prefeitos de diferentes cidades da América Latina, terá reuniões com representantes de programas e empresas sobre sustentabilidade, e realizará uma palestra sobre juventude e empoderamento público. Na agenda, também estão as assinaturas da Declaração de Edimburgo e do Manifesto de Jovens pela Educação Climática de Greta Thunberg.

“Além de discutir soluções de sustentabilidade, teremos a oportunidade de apresentar os avanços da nossa cidade sobre a pauta ambiental. Vamos fazer isso cumprindo um intenso roteiro de agendas presenciais”, afirma o prefeito.

O Manifesto pede a implementação da educação climática nas escolas públicas e privadas de Educação Básica do Brasil. O Recife já tem a disciplina inserida na grade curricular de sua rede desde 2019. João irá assinar a Declaração de Edimburgo, documento de posicionamento dos governos locais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020, no Pavilhão LGMA.

O governador do Espírito Santo apresentou as ações do Governo do Estado na área ambiental e o modelo de governança do Consórcio Brasil Verde no primeiro dia de agenda da COP-26, na segunda-feira. Casagrande participou de diversas agendas desde que chegou ao evento, nelas apresentou as ações realizadas no Espírito Santo, como o Programa Estadual de Mudanças Climáticas.

“Agora estamos construindo o Plano Estadual em debate com a sociedade capixaba. Temos programas importantes de reflorestamento, o Reflorestar, que acompanha 285 mil hectares de regeneração de floresta. Temos ainda outros programas de energia limpa, saneamento, energia renovável, além de obras de adaptação e o Centro de Serviço de Monitoramento de Desastres Naturais”, citou.

O socialista tem demonstrado a importância da articulação dos Estados, por meio do consórcio, para que o país alcance as metas assumidas estipuladas. “Estamos fazendo muitos contatos e trocando experiências que irão ajudar nas nossas ações daqui para frente”, afirmou.

Fonte: PSB Nacional