Live de lançamento da 4ª edição dos jornais regionais tem recorde de audiência

30/10/2021 (Atualizado em 04/11/2021 | 12:15)

Debate digital contou com a participação de Mario Bruck, Beto Albuquerque e Éverli Wingert

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Foram 6.545 pessoas alcançadas, 3.792 engajamentos, 2.330 comentários, 2.069 curtidas e 242 compartilhamentos até agora, já que a “live” do lançamento dos jornais regionais socialistas e o debate sobre as eleições com os desafios de 2022 do PSB-RS continuam a disposição de todos na página do PSB-RS, nas páginas das 21 regionais e na dos participantes do debate virtual. Enfim, um recorde absoluto de audiência que demonstra o crescimento do interesse de filiados, simpatizantes e amigos do Partido Socialista em seus debates virtuais, desde o início da pandemia.

E a 4ª edição dos jornais regionais dos socialistas gaúchos também trouxe novidades, além do trabalho de deputados, prefeitos, vices e vereadores da sigla em todo o Estado. Neste mês, as 21 publicações do PSB-RS trazem também, e como manchete, uma instigante entrevista com o pré-candidato do partido ao Palácio Piratini, Beto Albuquerque, realizada pela jornalista Fabiana Calçada, assim como também entrevistas com os primeiros pré-candidatos socialistas de quase todas as regiões gaúchas aos Legislativos federal e estadual.

Isto tudo, e mais: o editorial do presidente Mario Bruck abordando os esforços da Executiva Estadual desde sua posse até a realização do Congresso Estadual da sigla, as dicas de beleza da jornalista Stéphany Franco, Espaço do Leitor, a atuação de um ícone socialista brasileiro, Jair Kriscke, durante o período mais duro da ditatura militar na coluna PSB na História e as críticas de filme, música e livro escritas pela assessoria de Comunicação do partido. E tudo isto com uma diagramação primorosa realizada pelos jornalistas Renato Gava e Betine Depari.

Enfim, este é um projeto audacioso idealizado pelo presidente Mario Bruck e integrantes do diretório estadual que está crescendo a cada mês e busca regionalizar a divulgação da informação da sigla com vinte um jornais regionais que são compartilhados em redes sociais, dando visibilidade aos municípios e também aos socialistas de todo o estado.

O projeto conta com uma equipe de cinco jornalistas, vinte e um coordenadores regionais, cento e oitenta coordenadores locais e mais de quatrocentos multiplicadores digitais. E os números continuam crescendo, já que a meta é chegar a 2022 com índices superlativos de seguidores.

Outro grande ponto alto do encontro digital do dia 29 de outubro foi o debate, “Eleições – Os Desafios para 2022” com a participação do pré-candidato socialista ao Governo Estadual, Beto Albuquerque,  o presidente estadual do PSB-RS, Mario Bruck, e da advogada especialista em Direito Eleitoral e Gestão Pública, Éverli Wingert.

O pré-candidato ao Palácio Piratini abriu o encontro falando sobre candidatura e já adiantando alguns pontos de seu plano de governo: “Nós estamos trabalhando muito desde que fui chamado a ser candidato a governador com está antecedência de um ano, já com intuito de me fazer conhecer melhor por quem acompanha meu trabalho e me fazer conhecer por quem não me conhece. (...) E creio que estamos em uma quadra da vida que pede urgência no protagonismo do PSB. E eu me sinto muito feliz por esse chamado, pois é um projeto coletivo, plural, e ainda me sinto mais feliz ainda em ver a unidade do partido em torno do meu nome. Sinto-me amadurecido, preparado para exercer este desafio” disse Albuquerque ao abrir sua fala, para logo depois elencar suas prioridades no Piratini e como vai fazer elas, a começar pela valorização da Educação e a retomada do desenvolvimento econômico do Estado.

Beto também explanou sobre seu livro: “Liberdade, Igualdade, Humanidade: são também as nossas façanhas?” que estará sendo lançado no dia 10 de novembro no pavilhão dos escritores independentes da Feira do Livro de POA e as motivações que levaram a escrever a obra.

Depois, o presidente Mario Bruck discorreu sobre a polarização da política brasileira, a demonização das esquerdas, a utilização de recursos de má-fé pela direita, como as fake news, e como o partido está preparado para uma eleição acirrada.

“O partido vai buscar a unidade. Estamos vacinados contra o ódio. Não adianta os extremos destilarem o seu ódio e tentarem fazer com que a população acredite em mentiras. A verdade vai vencer esta eleição. A necessidade de unir o Rio Grande vai unir os gaúchos e os extremismos nunca construiram nada no mundo. Só criticam, criticam e não tem nenhuma proposta, como o atual governo federal que está aí. (...) Mas temos muito trabalho pela frente. Estamos dando inicio a uma caminhada árdua e longa, porém temos condições de chegar lá vitoriosos. Temos propostas, temos candidato e temos partido”, ressaltou Bruck.

Ele também clamou que a militância do PSB, simpatizantes e amigos da sigla difundam e compartilhem as mensagens dos candidatos socialistas. Bruck ainda respondeu sobre a importância da criação de diversos núcleos temáticos para o partido e as próximas eleições que o PSB estará participando.

Everli Wingert iniciou sua fala ressaltando a questão das fake news nas campanhas políticas e como evita-las: “O nosso principal aliado para o combate as fake news, que sabemos que vão vir fortes nas próximas eleições, é o eleitor. E para isto, temos que difundir algumas características desse tipo de postagens para identifica-las, como:  título diferente da matéria, matérias oriundas de sites sensacionalistas e verificar a data da postagem, entre outras.

Mas o principal é ter o eleitor a nosso lado, para identificar as fakes news e denuncia-las aos provedores para serem retiradas da rede, assim como alertar quem está compartilhando uma mentira antes de acionar a Justiça. E, o principal, na próxima eleição a Justiça Eleitoral estará atenta a esse recurso de má-fé”, concluiu Éverli, que também é pré-candidata a Assembleia Legislativa gaúcha pelo PSB.

Éverli também respondeu, como representante da JSB, qual são as expectativas da juventude para a candidatura de Beto Albuquerque ao Governo Estadual.

O debate virtual socialista foi realizado na última sexta-feira, dia 29, com a mediação do jornalista Ricardo Ritzel. Para quem ainda não assistiu, a “live” está a disposição na página no Facebook do PSB-RS, nas páginas das 21 regionais, além nas páginas dos participantes do programa e líderes da sigla.

Fonte: Ricardo Ritzel/Ascom PSB RS