Socialistas reagem a novas agressões do presidente a jornalistas em Roma

01/11/2021 (Atualizado em 01/11/2021 | 13:06)

reprodução internet
reprodução internet

Socialistas foram às redes sociais manifestar solidariedade aos jornalistas agredidos por membros da equipe do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste domingo (31), após a reunião do G20, em Roma, na Itália. As imagens veiculadas em reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, mostram repórteres que tentavam entrevistar Bolsonaro sendo empurradas e impedidas de trabalhar por supostos seguranças do mandatário brasileiro.

Leia também: Presidenta da Fenaj, Maria José Braga, fala sobre ataques de Bolsonaro à imprensa

O governador do Maranhão (PSB), Flávio Dino, ressaltou a recorrência de agressões proferidas por Bolsonaro contra profissionais da imprensa, especialmente, críticos ao seu governo. Além disso, apontou que o presidente brasileiro fugiu de compromissos oficiais para fazer turismo. Outros parlamentares socialistas fizeram coro à fala de Dino.

Líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ) também manifestou solidariedade aos jornalistas hostilizados em Roma.

Já o Líder da Minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ), disse que as agressões contra os profissionais da imprensa podem estar ocorrendo por incentivo do próprio Bolsonaro.

Tabata Amaral (PSB-SP) também foi às redes sociais se manifestar contra as agressões e ressaltar constrangimento em relação ao comportamento violento do presidente contra a imprensa.

Parlamentar da Constituinte que garantiu o direito à liberdade no exercício da imprensa no Brasil, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) denunciou o comportamento do presidente.

Entre os socialistas, Bira do Pindaré (PSB-MA) criticou o comportamento do presidente, que esteve sempre isolado nas reuniões do grupo dos maiores países do mundo.

Entenda o caso

De acordo com a reportagem, ao fim do encontro dos líderes dos países que integram o G20, enquanto outros governantes davam entrevistas coletivas, o presidente Jair Bolsonaro saiu para encontrar apoiadores perto da embaixada brasileira, no centro de Roma. O presidente tratou de forma hostil os jornalistas. E os seguranças que estavam ao redor dele foram violentos com quem tentou fazer perguntas. 

Ao perguntar o motivo de o presidente não ter participado de alguns eventos do G20 com outros líderes, o correspondente da Globo Leonardo Monteiro recebeu um soco no estômago. A imagem não mostra o momento do soco, por causa da confusão. Ele foi empurrado com violência por um segurança. 

Antes, o presidente havia sido hostil com o trabalho do repórter. 

Leonardo: “Presidente, presidente. O cara  empurrando, gente. Presidente, por que o senhor não foi de manhã no evento do G20?”
Bolsonaro: “É a Globo? Você não tem vergonha na cara….”
Leonardo: “Oi, presidente, por que o senhor não foi de manhã nos eventos do G20?”
Bolsonaro: “Vocês não têm vergonha na cara, rapaz.” 

O repórter Jamil Chade, do UOL, filmou a violência contra os colegas para tentar identificar o agressor, mas o segurança o empurrou, o agarrou pelo braço para torcê-lo, e levou o celular. Instantes depois, o segurança jogou o aparelho em um canto da rua. A imagem congela apontando para o céu, com o celular no chão.


Fonte: Socialismo Criativo