Deputada Liziane Bayer assume a presidência do Parlasul

01/03/2017 (Atualizado em 01/03/2017 | 20:57)

Liziane Bayer é deputada estadual pelo PSB/RS
Liziane Bayer é deputada estadual pelo PSB/RS

A deputada estadual Liziane Bayer (PSB), assumiu a presidência do Parlamento do Sul (Parlasul), que reúne parlamentares dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Frederico Antunes (PP), durante a primeira reunião ordinária do colegiado, realizada na quarta-feira (22/02).  A deputada, que no ano passado foi eleita vice-presidente do Parlasul, assume no lugar do deputado catarinense Leonel Pavan (PSDB) que passou a comandar a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina.

De acordo com a deputada, a sua gestão dará continuidade as ações para integração com outras entidades e órgãos, tanto do setor público como do setor privado, para viabilizar projetos de interesse comum dos quatro estados. Entre eles, implementação da Lei dos Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira. “Aprovamos ontem na reunião da Comissão a realização de uma audiência pública para debater o andamento da regulamentação da Lei”, destacou a presidente.

Liziane Bayer também pretende retomar as mobilizações em prol da 2ª etapa da Ferrovia Norte-Sul, ligando São Paulo ao porto de Rio Grande. “Este é um tema muito importante para o nosso desenvolvimento. A falta de um ferrovia, para nós gaúchos, interligando o porto de Rio Grande à rede nacional mantém o Estado isolado do resto do País, no que diz respeito a esse modal de transporte, acarretando sérios prejuízos ao escoamento da produção”, destacou ao defender a união de esforços dos quatro estados.

O Parlamento do Sul foi fundado em 2000 com o objetivo de apoiar e implementar ações integradas entre as assembleias legislativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico-social, regional e nacional.

 

Texto: Fabiana Calçada

Foto: Elaine Martins

Fonte: Assessoria