Passo Fundo: ano letivo do ensino fundamental inicia na segunda-feira (20/02)

17/02/2017 (Atualizado em 17/02/2017 | 19:44)

Luciano Azevedo (PSB) é prefeito de Passo Fundo
Luciano Azevedo (PSB) é prefeito de Passo Fundo

A rede municipal de ensino já iniciou os preparativos para receber os alunos. O ano letivo das 34 escolas de ensino fundamental iniciará nesta segunda-feira (20/02), quando aproximadamente 13 mil alunos voltarão às aulas. A semana foi de reuniões entre a equipe diretiva, professores e funcionários, tudo para realizar o planejamento pedagógico e administrativo e organizar o ambiente das instituições para melhor receber as crianças. 

Paralelo ao planejamento, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, também buscou esforços para atender as demandas das escolas, desde melhorias na estrutura física, com reparos e adequações, até a organização do quadro de recursos humanos para iniciar o ano letivo com conforto, segurança e tranquilidade.

Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Marla Maffi, os estudantes que estão ingressando no 1º ano precisam realizar a efetivação da matrícula. Os pais ou responsáveis que ainda não fizeram isso têm até esta sexta-feira (17/02) para comparecer à escola para qual a criança foi designada para efetivar a matrícula e garantir a vaga. “Os pais ou responsáveis que não conseguirem fazer a efetivação da matrícula até hoje devem comparecer à escola sem falta na segunda-feira para regularizar a situação. Do contrário, o aluno irá perder a vaga, que será repassada para outra criança”, disse ela. 

A lista com os nomes dos alunos e a escola para qual foram designados está disponível no site www.pmpf.rs.gov.br. A Central Municipal de Matrículas já deu início ao processo por meio do sistema online das escolas, mas a presença dos pais ou responsáveis é necessária para efetivar o processo. Desta forma, a orientação é que os pais se dirijam às escolas designadas levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno, carteira de identidade ou CPF dos responsáveis, comprovante de residência (preferencialmente no nome dos responsáveis legais pelo aluno), carteira de vacinação, laudo de comprovação de deficiência, transtorno ou alta habilidade (se houver) e foto 3x4 do aluno.

Ingressos de 2º ao 9º ano

Para os alunos ingressantes na rede, que estudam do 2º ao 9º ano, o processo a ser seguido é o de preenchimento de um formulário online no mesmo endereço eletrônico (www.pmpf.rs.gov.br). A ferramenta está disponível desde o dia 10 de outubro e continuará por todo o ano letivo de 2017. Transferências serão online em 2017.

Os pais de alunos que já estão matriculados na rede e precisam solicitar a transferência entre escolas municais poderão realizar o procedimento pelo site da prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). O processo online ficará disponibilizado durante todo o ano letivo de 2017, sem a necessidade de deslocamento. O resultado será comunicado por telefone para os pais.

Mais informações:

 

Central Municipal de Matrículas

Avenida Rui Barbosa, 103

Bairro Petrópolis

Telefone: (54) 3581-4322 ou (54) 3316-7187

Fonte: Ascom Prefa. Passo Fundo