Prefeitura de Cachoeirinha e Instituto Raiar firmam parceria para qualificar práticas de ensino e aprendizagem

31/03/2021 (Atualizado em 31/03/2021 | 10:17)

Foto: Carol Cândido/PMC
Foto: Carol Cândido/PMC

A Prefeitura de Cachoeirinha através da secretaria de Educação realizou o lançamento do projeto pacto pela alfabetização nesta tarde, dia 30, no auditório da Smed. A atividade foi transmistida on-line: https://www.facebook.com/prefeituradecachoeirinha/videos/142306057810102

Na ocasião foram entregues os primeiros dos kit  com os materiais pedagógicos para a alfabetização. O material será repassados para todos os alunos e alunos das séries iniciais e Emefs municipais. A ação faz parte do Pacto pela Alfabetização, realizado entre a Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, institutos Raiar e  Alfa e Beto. 

O Pacto pela Alfabetização tem como principal objetivo promover a alfabetização das crianças até o 2º ano escolar. A iniciativa prevê a implantação colaborativa de um sistema de ensino estruturado com evidências científicas para a promoção de aprendizagem dos alunos de Pré II ao 2º ano da rede municipal de ensino, que passarão por um programa de recuperação, a fim de corrigir lacunas do ano anterior.

O Instituto Raiar, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua de forma colaborativa com os municípios, atuará na cidade durante os próximos três anos e prevê investimento filantrópico de R$ 3,6 milhões. Ao todo, a ação alcançará cerca de 4.500 crianças e 220 professores por ano da rede municipal. 

 A secretária de Educação Rosinha Lippert, aponta que o Pacto traz ao município a expectativa de avançar na qualidade da educação. "Além de permitir o acesso e a permanência nas escolas, vamos promover o avanço efetivo dos indicadores de aprendizagem, principalmente na alfabetização, que é a base para as crianças".
Para a diretora-executiva do Instituto Raiar, Jaqueline Machado, o Pacto pela Alfabetização traz para as crianças de Cachoeirinha mais oportunidades. "O Pacto pela Alfabetização possibilita o avanço dos alunos em sua trajetória escolar, de mobilidade social das crianças mais pobres e de desenvolvimento da comunidade de Cachoeirinha em longo prazo. Como organização da sociedade civil, nos unimos à gestão municipal de Cachoeirinha para alcançar os melhores resultados possíveis para as crianças", destacou. 

O prefeito Miki Breier salientou na importância de se investir na Educação e, principalmente, na alfabetização das séries iniciais. "Temos que começar pela base e com qualidade. Precisamos que nossas crianças avancem na educação, queremos que elas possam evoluir. Estamos fazendo a nossa parte para investir na qualidade da educação das nossas crianças e, com isso, estamos investindo também no futuro dos moradores da nossa cidade", disse o prefeito.

Sobre o Pacto pela Alfabetização
O Pacto pela Alfabetização utiliza uma metodologia baseada em evidências, que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem, sempre que necessário. 

O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos da coordenação à execução da aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - com informações do intituto Raiar