Fórum aborda ações de saúde da mulher contra o câncer

02/06/2017 (Atualizado em 02/06/2017 | 18:07)

Foto: Guerreiro
Foto: Guerreiro

A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Liziane Bayer (PSB), participou agora pela manhã da abertura do Fórum de Conscientização da Mulher na Luta contra o Câncer, no Auditório Dante Barone. O evento reuniu o representante da Organização Mundial da Saúde, o oncologista indiano Sankaranarayanan, o médico cientista Franco Borruto, responsável pelo Brasil Mônaco Project, e a primeira-dama do Estado e titular do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori.

 A deputada Liziane Bayer – representando o presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto - destacou o empenho do seu mandato em assuntos sobre a saúde da mulher, em especial a prevenção ao tratamento do câncer de colo do útero. Destacou o convênio com a prefeitura de São Pedro do Sul, onde em 2018 será realizado projeto pioneiro no Brasil para erradicar o câncer do colo do útero naquele município, cujo protocolo foi assinado hoje.

A parlamentar fez a entrega da medalha da 54ª Legislatura ao diretor da OMS, Sankaranarayanan, láurea oferecida a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação e pela dedicação ao tema. 

A primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, registrou o empenho do governo, através de políticas públicas, para que as mulheres tenham acesso aos exames preventivos da doença.

Também participaram da abertura o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis; o médico cientista Franco Borruto, do Brasil Mônaco Project, e a Consulesa Luciana de Montigny, do Principado de Mônaco; o secretário municipal de Saúde, Erno Harzhein; e o prefeito de São Pedro do Sul, Victor Doeller. O coordenador do Forum de Conscientização da Mulher na Luta contra o Cânder, doutor Paulo Naud, durante a abertura, fez a entrega de placas comemorativas a personalidades pelos relevantes serviços prestados na área da saúde mundial e do Estado.

Temática 

A programação envolveu temas como Câncer do Colo do Útero: um grande problema de saúde pública nacional e o único câncer ginecológico que pode ser elimiando da nossa população, pelo doutor Paulo Naud, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; O que é o Brasil Mônaco Project, pela Consulesa Luciana de Montigny, do Principado de Mônaco; Orientações da OMS para controle do câncer, pelo doutor Sankaranarayanan; Controle do câncer de mama, informação para a decisão, pela doutora Mônica de Assis, do Instituto Nacional do Câncer; Porque o Principado de Mônaco é um exemplo no controle do câncer do colo no mundo, pelo doutor Franco Borruto, do Principado de Mônaco; Programas de controle do câncer: a vacinação contra HPV, pela doutora Naiane Lemos, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da SES/RS; palestra da enfermeira Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato; Infertilidade e a infecção pelo HPV e câncer de colo do útero, existe possibiidade de gestão? pelo doutor Eduardo Passos, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; A importância de ações para criar multiplicadores em programas de controle do câncer, da Secretaria Estadal da Saúde. Através de Mesa Redonda, as doutoras Daniela Dornelles Rosa, do Hospital Moinhos de Vento e UFCSPA, e Nadiane Lemos, do Programa da Saúde da Mulher da SES/RS, debateram A importância de discussão de protocolos clínicos na saúde da mulher. 

 

Fone: Agência de Notícias da ALRS/ Foto: Guerreiro

Fonte: Agência ALRS