Grande Expediente sobre impactos da Reforma da Previdência mobiliza agricultores familiares

15/05/2017 (Atualizado em 15/05/2017 | 18:32)

Elton Weber
Elton Weber

Cerca de 150 agricultores familiares ligados à Fetag-RS são esperados para o Grande Expediente sobre os impactos da Reforma da Previdência na agricultura familiar e nos municípios gaúchos. O ato ocorre na próxima terça-feira (16), às 14h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O momento é de mobilização do segmento.

Após a derrota na Comissão Especial do destaque da contribuição dos rurais proposto pelo deputado Heitor Schuch (PSB/RS), o momento é de mobilização para a batalha que será travada no Plenário da Câmara dos Deputados. O governo necessita de 308 votos para aprovar a PEC 287. Além da forma de contribuição, os rurais querem a redução da idade de aposentadoria das mulheres, de 57 para 55 anos de idade.

Além de colocar em risco o futuro da sucessão rural e da soberania alimentar, a Reforma atinge em cheio os municípios. Dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil indicam que em 70% das 5.566 cidades brasileiras as aposentadorias e demais benefícios da Previdência superam o repasse do Fundo de Participação dos Municípios. E em 82% esses pagamentos ultrapassam a arrecadação municipal. “As próximas semanas serão decisivas e trarão reflexos nas próximas décadas. Por isso, é preciso redobrar a luta. É hora de alerta total.”            

 

Fonte: Assessoria