Ações conjuntas qualificam atendimento da Fase na Fronteira Oeste

29/06/2023 (Atualizado em 29/06/2023 | 11:50)

As ações desenvolvidas pelas unidades da Fase na Fronteira Oeste e o planejamento para o segundo semestre pautaram roteiro do presidente José Stédile (PSB), em Uruguaiana. Destaque para as ações conjuntas com entidades e órgãos de governo, como a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).


Stédile conheceu as instalações do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Uruguaiana (Case) e do Centro de Atendimento em Semiliberdade (Cas). As unidades, visitadas na terça-feira (27), contemplam oito municípios da região, o que corresponde a uma população de 400 mil habitantes. 


As parcerias realizadas pelo Case para qualificar o atendimento socioeducativo foram temas abordados pelo diretor Sérgio Garcia, pela assistente de Direção Rosana Kessler e pelos chefes de equipe Volmir Grillo e Janaína Pilar de Almeida.


Por meio da Escola Estadual Comendadora Dolores Cunha, que atende aos socioeducandos da unidade, professores e agentes estão recebendo formação para atuarem no laboratório de robótica. “Posteriormente, eles passarão os ensinamentos aos adolescentes”, adiantou Garcia. 


O projeto ‘Tampinha Legal’ é outra ação realizada em conjunto com a escola, tendo o apoio da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN). Os adolescentes recolhem tampinhas de garrafa que são destinadas à instituições que utilizam a reciclagem como complemento de renda. 


Stédile também conheceu instituição de ensino anexa ao centro, sendo recebido pela diretora Elizabeth Rilo. Em parceria com a Seduc, cada unidade da Fase é atendida por uma escola estadual. Os espaços também contam com Salas de Leitura.


Semiliberdade 


No Centro de Atendimento em Semiliberdade de Uruguaiana (Cas), as rotinas de atendimento marcaram a atividade, com destaque para as ações pedagógicas. Nas oficinas de Massas, Marcenaria e Artesanato estão entre os projetos de maior destaque com foco na ressocialização dos adolescentes. “Em todas as nossas unidades, temos um conjunto de ações pedagógicas e profissionalizantes. A missão da Fase é oportunizar novos futuros por meio da medida socioeducativa”, refletiu Stédile. 


Nesta semana, o Cas recebeu ‘Moção de Aplausos’ da Câmara de Vereadores de Quaraí “pelos relevantes serviços prestados pela instituição, que tem reconhecida atuação em âmbito regional é estadual”. O documento foi aprovado por unanimidade na Casa Legislativa.

Fonte: Saul Teixeira - Ascom Fase