Em bate-papo com dirigentes municipais, Heitor Schuch relata resultados da viagem à China e da audiência para tratar do Ceitec

27/04/2023 (Atualizado em 27/04/2023 | 16:03)

Na noite desta quarta-feira (26), diversas lideranças municipais do PSB tiveram a oportunidade de atualizar com o deputado federal Heitor Schuch, o andamento de pautas importantes para os gaúchos, como a reativação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Conforme o presidente estadual do partido, Mário Bruck, a atividade faz parte do planejamento estratégico da sigla de fortalecer a relação com os municípios, subsidiando dirigentes, mandatários e militantes com projetos e informações que tem reflexo direto nas cidades. “Queremos cada vez mais conectar a direção estadual com os municípios para que tenhamos uma corresponsabilidade de projeto tanto para 2024 quanto para 2026. E neste cenário, trazer nossos quadros estaduais para falarem sobre suas respectivas áreas de atuação é essencial para que todos possam se apropriar de temas e pautas importantes e propor políticas públicas para suas cidades”. O presidente informou, ainda, que a sigla articula na esfera federal um conjunto de informações sobre oportunidades junto aos ministérios para fornecer aos municípios onde o PSB está organizado.


No bate-papo, realizado em ambiente virtual, Schuch falou sobre a audiência pública realizada na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, presidida por ele na Câmara dos Deputados, onde foi reforçada a importância do Ceitec dentro do processo de inovação e domínio tecnológico na formulação da nova política industrial. O Ceitec foi criado no segundo governo de Lula pelo então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos (PSB), que defendia a independência tecnológica do país na área de microeletrônica e via na estatal a possibilidade de poder alavancar toda a cadeia produtiva nacional de semicondutores.


 “A estatal é uma bandeira do nosso partido e precisamos, agora, dar início a um movimento de fora, junto a universidades, para posicionar mais firmemente o governo nesta temática”. Conforme relatou o deputado, um grupo de trabalho interministerial já estuda os meios para a reversão da liquidação iniciada no governo Bolsonaro, e deverá propor uma nova modelagem para a empresa nacional de semicondutores, além de sugerir medidas para evitar a deterioração da capacidade já instalada na Ceitec, em Porto Alegre. “Acredito no trabalho sério desse grupo e já me coloquei à disposição do que for necessário para ajudar nesse processo. Não existe inovação e tecnologia sem a presença forte do Estado, que deve ser responsável pelas políticas públicas de apoio, como acontece em todos os países do chamado primeiro mundo”, reforçou Schuch que também anunciou que irá sensibilizar a bancada gaúcha para importância do Ceitec para o Estado.


Missão China

Um dos integrantes da comitiva do presidente Lula na missão oficial à China, o deputado Heitor Schuch afirmou que a missão foi muito proveitosa para o país. “A China é um grande parceiro comercial do Brasil, e isso vem de longa data. Para nós gaúchos, isso é muito significativo, em especial quando falamos de grãos, carnes e tabaco”, disse. Um dos acordos firmados traz um protocolo que deve ser seguido pelos frigoríficos brasileiros para exportação de carne para a China. O Brasil é o maior fornecedor de carne bovina ao país. O documento também traz obrigações do governo brasileiro para fiscalização das medidas. Os valores de exportação de carne bovina do Brasil para a China em 2022 chegaram a US$ 7,950 bilhões em 2022, que corresponde a 67% de todo o volume da nossa proteína animal vendida para o mundo e que, a partir de agora, poderá crescer ainda mais. “O mercado chinês é estratégico para o agronegócio, não só na carne, mas também em grãos e tabaco, além de serem fornecedores de insumos, equipamentos e tecnologias. Então é uma parceria que precisa ser alimentada”, afirma Schuch.

Fonte: Ascom PSB/RS