Em Brasília, Heitor e Elton reúnem-se com ministros para tratar de medidas de apoio aos agricultores gaúchos castigados pela seca

08/02/2023 (Atualizado em 08/02/2023 | 16:08)

O deputado federal Heitor Schuch e o deputado estadual Elton Weber, representando a Assembleia Legislativa, participaram na manhã desta quarta-feira (08), em Brasília, da reunião com os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goez, para tratar de medidas de apoio aos agricultores gaúchos que sofrem os efeitos de mais uma severa estiagem que, até o momento, coloca em situação de emergência mais de 250 municípios do Estado. O tema também foi a principal pauta tratada pelos parlamentares com o presidente da Conab, Edgar Pretto e o secretário do Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini.


Os deputado socialistas, juntamente com os  presidentes da Contag, Aristides Veras, e da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, reforçaram ao governo federal a necessidades de medidas urgentes, entre as quais prorrogação do Pronaf, rebate de 35% em financiamentos e linha de crédito emergencial. 


Já a pauta estadual inclui água potável para consumo humano e animal nas regiões mais afetadas, por meio da liberação de recursos para contratação de caminhões pipa para garantir o abastecimento de água, liberação de cestas básicas, prorrogação de financiamentos vencidos e vincendos em 2022, destinação de milho balcão através da CONAB para alimentação animal e pagamento de emendas parlamentares destinadas a municípios em situação de emergência. 


Foi feito, ainda, o convite para que os ministros e suas equipes venham ao Rio Grande do Sul conferir in loco a situação dos produtores.


Também participaram da reunião o secretário da Assistência Social do RS, Beto Fantinel, deputados da bancada federal gaúcha e representantes da Fetraf, Via campesina e Famurs.


Fonte: Com ASCOM dos deps. Heitor Schuch e Elton Weber