José Stédile é o novo presidente da Fase-RS

07/02/2023 (Atualizado em 07/02/2023 | 15:50)

Foto: Saul Teixeira
Foto: Saul Teixeira

Graduado em Gestão Pública, o socialista José Luiz Stédile é o novo presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase-RS). A nomeação foi publicada, nesta segunda-feira (06/02), no Diário Oficial do Estado (DOE). A entidade é vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado. Com cerca de 1,8 mil funcionários, a Fase tem por missão executar o Programa Estadual de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade, oportunizando a reinserção social de jovens que cometeram atos infracionais. 


Priorizando a gestão com olhar social e humanizado, Stédile assume a instituição com o compromisso de ampliar as possibilidades dos jovens alcançarem os objetivos previstos pela medida socioeducativa no Estado. “Acreditamos fielmente na recuperação das pessoas. Em parceria com as famílias e a sociedade, queremos aplicar as práticas restaurativas também com foco na formação profissional. Agradeço a confiança e  indicação do meu partido, PSB, para cumprir esta importante tarefa”, disse Stédile.


“Durante nossa gestão como prefeito, por exemplo, o município foi referência nacional na recuperação de dependentes químicos”, concluiu, lembrando que a experiência na prefeitura de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, serve como ponto de partida para os desafios à frente da Fase.


Stédile também foi deputado federal por dois mandatos e titular na Secretaria de Obras e Habitação (SOP/RS) nos últimos quatro anos.


Saiba mais


O surgimento da Fase no Rio Grande do Sul é a consolidação do processo que vem do início da década de 1990, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A legislação impôs a necessidade de reordenamento dos órgãos públicos e entidades da sociedade civil que atuam na área da infância e juventude, com vistas à adequação aos novos paradigmas conceituais e legais de atenção a esta população. 

Fonte: Saul Teixeira - Especial PSB/RS