MPS/RS defende o protagonismo do PSB em 2018

10/04/2017 (Atualizado em 10/04/2017 | 19:00)

MPS é um dos segmentos sociais do PSB
MPS é um dos segmentos sociais do PSB

O Movimento Popular Socialista (MPS) realizou encontro estadual em Caxias do Sul no último sábado (08/04) em Caxias do Sul. Os socialistas defenderam o protagonismo da sigla nas eleições de 2018, de preferência com candidaturas próprias à Presidência da República e ao governo do Estado. Representantes de 13 municípios do Estado também debateram a conjuntura política atual e reafirmaram a contrariedade em relação às reformas apresentadas pelo Governo Federal, como a reforma da previdência. A solução para a economia está nela mesma, não na retirada de direitos dos trabalhadores, defenderam. 

Liderada pelo secretário do MPS/RS, Elói Frizzo, o encontro, ocorrido na Câmara de Vereadores, também debateu a construção do movimento nos municípios. A atividade contou com a presença do presidente do PSB/RS e vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, pela secretária nacional do MPS, Maria de Jesus e pelos deputados federal José Stédile e pelo deputado estadual Elton Weber, o secretário da Negritude Socialista Brasileira (NSB/RS), Pedro Francisco da Silva Filho, o representante do Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB/RS), Vicente Selistre, bem como por vereadores socialistas da região.  

A secretária nacional do MPS, Maria de Jesus, defendeu que o PSB dê continuidade ao projeto nacional iniciado em 2014 e que no ano que vem novamente se coloque como alternativa eleitoral viável à Presidência da República. 

Beto Albuquerque abordou as causas da crise econômica e política do país e apontou algumas soluções, como a redução de juros e o investimento na oferta de crédito. “Precisamos combater os juros altos que representam o verdadeiro rombo nas contas públicas: mais de 700 bilhões todos os anos vão para bancos e especuladores. Precisamos de um governo que retome o desenvolvimento e a geração de empregos”, destacou, criticando a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer que, segundo ele, ameaça a Seguridade Social. O líder socialista também defendeu o protagonismo da sigla nas eleições de 2018. “O Brasil tem solução se na política não ficarmos votando a vida toda nós mesmos e na velha política, se tivermos protagonismo e candidato próprio a Presidente, se tivermos candidatos próprios a governadores e se tivermos uma direção partidária nacional eleita em outubro que tenha projeto partidário próprio e comprometido com o crescimento do PSB”, completou. 

O deputado federal José Stédile falou sobre a atuação da Bancada Socialista na Câmara dos Deputados nas pautas nacionais, destacando que ele e o colega Heitor Schuch já se posicionaram contra a reforma da Previdência e seguirão guiando suas atuações na defesa dos trabalhadores e daqueles que mais precisam. 

O deputado estadual Elton Weber igualmente criticou à PEC 237 e destacou que os brasileiros não podem “perder os direitos conquistados a duras penas”. Ele também criticou a generalização da corrupção na política. “A construção se faz com cada um fazendo sua parte”, disse.

O encontro também projetou as eleições da Fracab, no próximo dia 27 de maio. A militância defendeu a reconstrução da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros através da atuação do PSB. 

 

Foto: Daniela Miranda

 

 Ascom PSB/RS

Fonte: Ascom PSB/RS