Problemas na concessão de benefícios será pauta de audiência com o presidente do INSS

24/05/2022 (Atualizado em 24/05/2022 | 10:36)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os problemas na concessão de benefícios pelo INSS, especialmente aos segurados rurais, serão pauta da audiência do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch (PSB/RS), com o presidente do instituto, Guilherme Serrano, nesta quarta-feira (25), às 9h, em Brasília. Também estarão presentes o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária do Rio Grande do Sul, deputado Elton Weber (PSB), e o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Eugênio Zanetti.


No encontro, será entregue documento elaborado por Fetag e Contag, apontando uma série de problemas, entre os quais falta de peritos e de estrutura do INSS, fechamento de agências, robotização dos atendimentos e problemas no atendimento via telefone 135, além das longas distâncias que algumas vezes precisam ser percorridas pelo beneficiário em busca de atendimento. Nos últimos meses, as entidades têm recebido inúmeros relatos de situações que prejudicam os segurados, que não conseguem realizar os encaminhamentos ou têm suas solicitações indeferidas sem justificativa plausível.


O assunto inclusive foi pauta de reunião da Comissão Mista Permanente de Defesa Pública do Consumidor e do Contribuinte e Participação Popular da Assembleia Legislativa, presidida por Weber, quando se tirou uma série de reivindicações para serem entregues à direção do INSS. "Estamos vendo o total sucateamento do INSS, é um absurdo o que vem acontecendo, a situação está insustentável. É preciso reestruturar o INSS, realizar concursos para ampliar o quadro de servidores e também fiscalizar o trabalho que vem sendo prestado aos segurados", afirma Schuch.


A Fetag também denuncia um desconto mensal não autorizado de 2% que está sendo cobrado nos benefícios previdenciários dos agricultores e pecuaristas familiares pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), entidade que, mesmo sem possuir registro sindical, firmou convênio com o INSS.


Fonte: Ascom dep. Heitor Schuch