Seminário estimula gestores públicos a buscarem um trânsito de qualidade nas cidades

06/04/2017 (Atualizado em 06/04/2017 | 15:24)

Trânsito Seguro é uma das bandeiras do PSB
Trânsito Seguro é uma das bandeiras do PSB

 

O seminário “O trânsito que queremos – ações e perspectivas”, realizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, presidida pela deputada Liziane Bayer (PSB), em parceria com o Conselho Estadual do Trânsito (Cetran/RS) e Assembleia Legislativa, lotou o Plenarinho do parlamento gaúcho na tarde de quarta-feira (05/04). A ação proposta pela parlamentar e Luiz Noé Soares, presidente do Cetran, reuniu gestores e agentes públicos, prefeitos e lideranças políticas do Estado para, além de debater, estimular a implantação de ações que contribuam para um trânsito mais consciente, seguro e qualificado nas comunidades que representam. 

O tema “Fiscalizar o trânsito é bom para os prefeitos” abriu o seminário com o painelista Vanderlei Capellari, ex-presidente da EPTC. Na sequência, a psicóloga Aurinez Schmitz, diretora do Instituto de Psicologia do Trânsito abordou a questão “Mude o comportamento do trânsito da sua cidade”, explanando que a mudança que todos querem no trânsito só ocorrerá, de fato, se for um hábito e pensamento constante. “Para que haja mudança de comportamento no trânsito é preciso ainda engajamento”, avaliou.

O presidente do Cetran, Luiz Noé, levantou a questão de envolver os jovens para um trânsito mais seguro na sua palestra “O trânsito impacta em nossa qualidade de vida”, além de incentivar os gestores públicos a realizarem um trabalho educativo para frear os índices de óbitos nessa faixa-etária. “Vocês têm o poder à serviço da vida para transformar a realidade”, destacou. O seminário foi finalizado com o tema “Mobilização para o Maio Amarelo”, apresentado pelo Ten. Cel. Ordeli Savedra Gomes, Coordenador do Movimento Internacional Maio Amarelo/RS, que neste ano mobiliza com a campanha “Minha escolha faz a diferença”.

Nas considerações finais, a deputada Liziane Bayer lembrou que existem pessoas clamando por gestores públicos que olhem para essa demanda do trânsito e sente-se feliz com o trabalho da FPDTS, contribuindo na área. “A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro tem ampliado seus campos de atuação aproximando-se das comunidades através dos prefeitos e vereadores com o objetivo de promover o conhecimento e o engajamento na causa do trânsito. Nossa intenção vai além do debate. Que possamos, mutuamente praticar as soluções que debatemos aqui hoje, adequando à realidade de cada município aqui representado. A vida precisa ser valorizada e o trânsito trata sobre a vidas”, concluiu.

articiparam do seminário representantes das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Ijuí, São Borja, Gravataí, Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, São Leopoldo, Vacaria, São Francisco de Paula, Capão do Leão, Sertão, Marau, São Martinho da Serra, Bagé, Ronda Alta, Três Coroas, Camaquã, Nova Prata, Nova Petrópolis e Campos Borges.

 

Texto: Raquel Quevedo

Fotos: Elaine Martins

Fonte: Assessoria