Congresso Nacional do PSB começa com ato pela democracia

28/04/2022 (Atualizado em 28/04/2022 | 13:44)

Abertura do debate dos segmentos no XV Congresso do PSB. Foto: Mateus Tourinho
Abertura do debate dos segmentos no XV Congresso do PSB. Foto: Mateus Tourinho


Na manhã desta quinta-feira (28), o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, conduziu o ato de abertura dos debates dos sete segmentos do partido no XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB.

O evento, que ocorre em Brasília, terá a abertura oficial às 19h com a presença do ex-presidente Lula e de Geraldo Alckmin em um ato político-cultural. O Congresso Constituinte da Autorreforma do partido presta homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Siqueira destacou a importância do Congresso como celebração da democracia. “Viveremos este ano, a eleição mais importante de nossa história recente e precisamos estar à altura deste momento histórico e do que ele exige de nós”, disse Siqueira.

Leia também: LGBT Socialista: Confiscar bandeiras com arco-íris na Copa do Mundo é violação inaceitável

“Democracia, liberdade e socialismo são as palavras mais importantes para o Brasil em 2022 e com a autocrítica que realizamos neste Congresso conseguiremos nos fortalecer para que nosso partido possa contribuir ainda mais para derrotar o Bolsonarismo”, afirmou o presidente.

A secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, ressaltou que o socialismo é necessário para o fortalecimento e manutenção da democracia brasileira.

“Precisamos destacar que o presidente de nosso partido tem uma enorme coragem e é verdadeiramente socialista ao propor a Autorreforma. Temos que mergulhar neste momento de reflexão interna. Precisamos estar juntas e juntos para derrotar não só Bolsonaro, que é um homem misógino, lgbtfóbico e machista, mas o bolsonarismo e tudo que ele representa”, destacou.

A secretária nacional do PSB Inclusão, Luciana Trindade, destacou a participação do segmento no debate da Autorreforma. “Só existe democracia se há inclusão”, enfatizou.

Durante toda a manhã os líderes dos segmentos destacaram a participação destes nos debates fundamentais para a garantia do Estado Democrático de Direito.

“A política é fundamental para a luta antirracista, já que o impacto do racismo na vida da população negra é imensurável. Temos orgulho de termos hoje no PSB 3.800 negras e negros filiados”, comemorou a secretária da Negritude Socialista Brasileira (NSB), Valneide Nascimento.

Juventude

O secretário de Juventude, Tony Sechi, celebrou o retorno presencial do Congresso do PSB após dois anos de pandemia e reforçou a importância da militância do partido na Autorreforma.

“A Autorreforma do PSB é o grande impulso para que nosso partido se reencontre com a própria história. Estamos em clima de festa celebrando o Socialismo Criativo como proposta para o Brasil”, disse Sechi.

O secretário nacional sindical, Joilson Cardoso, disse que este é um congresso histórico e fundamental para derrotar o governo de Jair Bolsonaro. “Temos que lembrar que nossa principal tarefa é tirar o fascista que ocupa o Palácio.”

LGBT Socialista

Em uma fala emocionada e com forte participação da militância,a secretária nacional do Movimento LGBT SocialistaTathiane Aquino de Araújo, destacou que esse momento de autocrítica é fundamental, para que em um futuro governo progressista as políticas para a população LGBTQIA+ avancem.

“Eu sou uma mulher trans e fiz 41 anos este ano. Já passei muito da média de vida de nossa população. Ainda somos o país que mais mata pessoas trans no mundo por isso estar no PSB, o partido que é hoje a segunda maior correlação de forças com pessoas LGBTs ocupando espaços de poder nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para um país mais bonito e inclusivo”, finalizou.


Fonte: Socialismo Criativo