Weber critica suspensão das linhas de crédito do BNDES para safra de inverno

28/04/2022 (Atualizado em 29/04/2022 | 13:18)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado estadual Elton Weber criticou, nesta quinta-feira (28), a suspensão das linhas de crédito do Pronaf Custeio com juros equalizados pelo Tesouro Nacional, anunciada nesta semana pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Ele classificou a medida de absurda porque inviabiliza o financiamento da safra de inverno para a agricultura familiar.

 

Segundo o parlamentar, os juros das linhas de crédito disponíveis nos agentes financeiros chegam a 17% ao ano mais taxas. O deputado lembra que a suspensão já estava em vigor para as operações de Pronaf Investimento e agora pela de surpresa os agricultores justamente no momento em que as lavouras de inverno estão prestes a serem implementadas.

 

Segundo Weber, o PLN 01 pode minimizar a situação já que prevê a equalização de recursos, contudo, a votação é aguardada desde manifestação da Fetag-RS e dos sindicatos por medidas pela seca praticamente um mês. “É um total descaso do governo federal com a agricultura familiar, uma vez que faltam recursos para financiar a produção de alimentos ao mesmo tempo que R$ 16 bilhões do chamado “orçamento secreto” são distribuídos sem nenhuma transparência”.


Fonte: Ascom dep. Elton Weber