Juventude do PSB-RS aponta o caminho do desenvolvimento

21/04/2022 (Atualizado em 25/04/2022 | 19:51)

No último dia 19 de abril, a sede do PSB-RS se tornou o palco de mais um debate de propostas  para construção do Plano de Governo de Beto Albuquerque no Palácio Piratini. Desta vez, o tema foi políticas públicas para juventude gaúcha.

Participaram presencialmente o relator-geral das propostas oriundas dos segmentos socialistas gaúchos e dos núcleos do PSB-RS, professor Renato de Oliveira, e o presidente da Juventude Socialista Brasileira do RS, Diego Adam.

A participação virtual trouxe para a discussão outros doze socialistas das mais diversas cidades do Estado, começando por Mário Bruck (presidente do PSB-RS), Tony Sachi (presidente nacional da Juventude Socialista Brasileira), José Luís Barbosa (coordenador de campanha do Beto Albuquerque), Eduardo Ramos,  Marília Migliorini, Luiz Henrique Apollo, Nadir Moraes, Everly Wingert, Giseli Moura, Rafael Castro, Maria Elaine Tarelli, Julia Bonamigo e Sonia Américo.

Em um debate objetivo e sem distrações, o grupo abriu os trabalhos com uma unânime primeira proposta: educação de qualidade, seguido de oferecimento de ensino profissionalizante e restabelecimento do ensino de idiomas, como o espanhol.

“As estratégias para juventude de um governo socialista deve incluir, com toda certeza, uma educação de qualidade dentro das escolas gaúchas”, salientou Nadir de Moraes.

Ela, com a concordância do grupo de debates, também inclui o desenvolvimento esportivo e artístico dentro das escolas gaúchas como condição “sine quo non” para  um desenvolvimento econômico substancial e concreto do RS.

Neste sentido, o presidente da JSB-RS, Diego Adam, citou como exemplo positivo as escolas de tempo integral nos Estados do Espírito Santo e Pernambuco com atividades artísticas e esportivas em turno inverso. O objetivo é retirar das ruas a juventude e proporcionar um futuro através do ensino, das expressões artísticas, como também de atividades esportivas.

Diego também ressaltou que já passou da hora de se restabelecer os trabalhos da Fundergs, uma fundação extraordinária com um trabalho mais que necessário, mas que foi extinta no governo Sartori.

“Acredito que com a volta da Fundergs, e sua otimização no governo do Beto, vamos atingir um número extraordinários de jovens gaúchos, hoje sem esperança, retirá-los da criminalidade e fazermos disso um ponto de partida para uma nova sociedade”, disse Adam.

O presidente Mário Bruck também deu sua opinião sobre a importância das políticas públicas para juventude gaúcha na construção do Plano de Governo do PSB-RS: “Um partido que quer chegar ao poder não deve deixar de levar em conta uma sólida política pública direcionada aos jovens. E são os jovens que devem formular esses caminhos e objetivos. E, para isso, não deve faltar uma boa educação, uma educação de qualidade desde a infância até a universidade”, concluiu.

Encerrando a produtiva reunião, o professor Renato de Oliveira salientou a observação precisa de Rafael de Castro ao dizer que são várias juventudes e o partido deve escolher qual as suas prioridades.

“A juventude não é uma só. É a negra, a da mulher, é a juventude da periferia, do LGBT, entre outras tantas. Temos que diferenciar quais são as juventudes que necessitam do Estado e nelas aplicarmos nossos esforços. Pois juventude sem contexto é uma palavra vazia. Qual é a juventude que queremos atingir e quando?, instigou o professor.

Rafael de Castro e Everli Wingert foram eleitos como relatores das propostas para juventude.

De acordo com o coordenador dos núcleos, Vicente Selistre, as reuniões são abertas “não só a socialistas, mas a todos que queiram contribuir com o tema abordado”. Para participar, basta entrar em contato com a Comunicação Social na sede estadual (Rua Barros Cassal, 288, Bairro Floresta, Porto Alegre, telefone 51-3211-3900).

Já tiveram reuniões os núcleos Saúde; Meio Ambiente; Agricultura; Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Segurança Pública; e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Políticas Sociais-Juventude.

Confira as próximas reuniões:

25/4 – Políticas Sociais-Idoso

26/4 – Políticas Sociais-Inclusão;

2/5 – Políticas Sociais-Mulheres;

3/5 – Causa Animal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS