O socialismo democrático deu certo na Noruega?

22/04/2022 (Atualizado em 22/04/2022 | 14:09)

A capital norueguesa, Oslo, é considerada uma das melhores cidades do mundo para morar e viver. Foto reprodução internet
A capital norueguesa, Oslo, é considerada uma das melhores cidades do mundo para morar e viver. Foto reprodução internet

A Noruega, desde a Segunda Guerra Mundial, vem se destacando como modelo de país com alta qualidade de vida e uma ótima pujança econômica, contrariando os manuais de Chicago, em que falam que devemos escolher entre um e outro. Nesse período, o estado foi crescendo gradativamente e os serviços públicos ficaram cada vez mais eficientes e maiores. 

Hoje, 1 em cada 3 cidadãos noruegueses são funcionários do estado. Isso porque quem emprega mais, em qualquer economia, são as pequenas empresas e essas não são tidas, propriamente, como meios de produção. Então, podemos saber que grande parte dos meios de produção de fato da Noruega estão sobre o controle direto do estado.

O socialismo democrático preconiza o alcance do socialismo pela via gradual. Mas como seria essa via gradual? Simples, elegendo governos de esquerda que sempre darão um passo posterior ao outro nesse sentido em seus vários mandatos para essa construção. 

A Noruega conseguiu isso? Sim, até hoje o maior partido do país é o Partido Trabalhista e ele foi o que governou mais tempo a Noruega desde 1930. Para se ter uma ideia, o Partido Trabalhista ficou quase o triplo de tempo no poder em relação a soma de tempo governado por todos os outros partidos. Assim, o Partido Trabalhista fez sempre reformas e políticas no sentido de alcançar o socialismo.

Mas deu certo? Bom, a Noruega tem o maior IDH do planeta, mas a explicação para como isso ocorreu, é mais complexa.

O governo central da Noruega atualmente administra três principais pools de ativos. Existe o Government Pension Fund Norway, um portfólio de ações e títulos que é investido em empresas norueguesas e outras empresas nórdicas; O Government Pension Fund Global, um portfólio de ações, títulos e imóveis investido exclusivamente fora da Noruega; e as empresas estatais, um conjunto de 74 empresas gigantes nacionais que são detidas diretamente por 12 ministérios do governo.

A soma de toda a riqueza de propriedade coletiva do estado norueguês produz alguns números realmente impressionantes. No final de 2016, os ativos detidos pelo estado norueguês em empresas globais equivaliam a 241% do PIB . As empresas estatais tinham participações avaliadas em 23% do PIB. Assim, todos juntos mais alguns outros ativos, o governo central norueguês possuía ativos iguais a 271% do PIB do país em 2016. Para colocar isso em perspectiva, para o governo dos EUA possuir uma quantidade semelhante de riqueza, seria necessário construir US $ 54 trilhões em ações sociais.

Devido a seus fundos de riqueza coletiva e empresas estatais, o governo norueguês detém cerca de 59 por cento da riqueza do país. Para reiterar: 6 em cada 10 coroas de riqueza na Noruega pertencem ao estado. Ao excluir do cálculo as casas ocupadas pelos proprietários, você descobre que o estado da Noruega possui 76% da riqueza não residencial do país.

Todos os dados estão disponíveis nos relatórios sobre governança pública lançados anualmente pelo próprio governo norueguês: People Police Project e o Wolrd Inequalitty Project (2018)

Mas, lembremos de Brizola“Social-democracia pode dar certo na Europa, mas aqui precisamos de uma pimenta revolucionária”. Esse texto se propõe a demonstrar que a planificação econômica é o caminho natural da civilização e desmanchar os mitos de que todo país planificado é subdesenvolvido.


A Noruega possui um dos maiores IHD do mundo e não há fome entre seus habitantes. (Foto reprodução)

Fonte: Daniel Bispo / Disparada