Taquara fornecerá mudas de acácia-negra para produtores rurais

25/03/2022 (Atualizado em 25/03/2022 | 11:35)

divulgação
divulgação

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Taquara participará de um programa de distribuição de mudas de acácia-negra para os produtores rurais do Município. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (22) na Prefeitura de Taquara, em visita dos representantes comerciais da empresa Seta, Ariane Marques da Silva e Igor Graeff, em encontro com o secretário da pasta, Gilson Redin, e o diretor de Agricultura, Daniel Zwetsch. 

 

A distribuição das mudas será gratuita, com o único custo sendo o do frete, de R$ 15,00 por milheiro de mudas, que devem ser pagos no momento da reserva. A partir da próxima segunda-feira (28), os moradores poderão fazer a solicitação das mudas diretamente na Secretaria de Agricultura, no primeiro andar da Prefeitura de Taquara, na Rua Tristão Monteiro, 1278, Bairro Centro, de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. 

 

As reservas poderão ser solicitadas até o dia 10 de junho, com a previsão de entrega das mudas até a primeira quinzena de agosto. “Quando for realizada a inscrição, os produtores deverão fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), onde serão retiradas as coordenadas da localização da propriedade. Esta é a única exigência da empresa que doou as mudas, para que saiba onde foram feitos os plantios”, explica o secretário. 

 

Propriedades da acácia-negra

 

A acácia-negra é uma árvore reconhecida pela qualidade de sua casca, onde são obtidos os extratos vegetais ricos em tanantes e fenóis, que originam os taninos, utilizados no curtimento de couros e peles. Além disso, através da planta, é possível obter os floculantes, utilizados em processos de tratamento de água, e os dispersantes, que são usados como aditivos nos processos onde é necessário pulverizar líquidos. 

 

“Inclusive, o plantio da acácia-negra também serve para quebrar o vento ao redor das lavouras, e esta árvore contribui para a melhoria do solo de onde ela for plantada”, complementa Gilson.

Fonte: PMT