Cemitério de Taquara recebe limpeza de túmulos para evitar a criação de focos do Aedes aegypti

18/03/2022 (Atualizado em 18/03/2022 | 15:11)

divulgação
divulgação

Como forma de ampliar a prevenção de novos casos de dengue, no último sábado (12), a equipe da Secretaria de Obras e Serviços de Taquara realizou a limpeza de túmulos no Cemitério Municipal, para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho foi realizado em apoio às ações da Secretaria de Saúde, que está intensificando as mobilizações para evitar a proliferação da doença no Município.


Os profissionais encontraram diversos locais com água acumulada, em túmulos danificados, caixas sem tampas e vasos para plantas, onde podem surgir focos do mosquito. “São trabalhos realizados de forma rotineira, para que os visitantes do cemitério tenham determinados cuidados ao depositar flores para seus entes queridos. Nos próximos dias, vamos realizar mutirões, junto com a Secretaria de Obras e Serviços, para intensificar os cuidados na prevenção à dengue”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Andressa Martins.

Casos confirmados


Até esta quinta-feira (17), Taquara registrou dois casos de dengue confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado Rio Grande do Sul (Lacen), além de outros cinco casos detectados por outros laboratórios e que aguardam a confirmação do Lacen. Há também 24 casos suspeitos da doença. “Nossa busca ativa por focos do Aedes aegypti continua, principalmente nos bairros onde há registros de pacientes confirmados ou com suspeita de dengue. Os agentes de endemias buscam a identificação de possíveis focos e a Secretaria de Saúde, articulada com outras pastas, faz o trabalho de orientação, limpeza e busca ativa”, completa a coordenadora. Os agentes também fazem trabalhos de orientação junto aos moradores, com o envio de materiais informativos que trazem cuidados para evitar a criação de larvas do mosquito.


A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, ressalta para a comunidade a importância dos cuidados na prevenção ao Aedes aegypti. “Estamos em alerta para a presença da dengue em Taquara. Precisamos que cada morador também faça a sua parte, limpando seus pátios e recebendo os agentes de endemia, que fazem um trabalho importante na prevenção ao mosquito”, destaca.

Fonte: PMT