Weber protocola projeto de reconhecimento da Rota Romântica no Estado

14/03/2022 (Atualizado em 14/03/2022 | 16:07)

divulgação
divulgação

Foi protocolado neste mês pelo deputado Elton Weber (PSB) Projeto de Lei 26/22 que institui o roteiro turístico Rota Romântica no Rio Grande do Sul. Composta por 14 municípios entre a Planície do Vale do Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha, a Rota existe desde abril de 1996, mas não é reconhecida oficialmente no Estado.

O projeto, solicitado pela Associação dos Municípios da Rota Romântica, objetiva segurança jurídica para ampliar o fomento, a orientação e promoção do turismo regional e inclui a possibilidade de apoio público a projetos como a sinalização de placas turísticas, ação que garantirá maior segurança para quem transita pela rota e informações das atividades já instaladas ao longo do caminho.

Com a aprovação, o Poder Público fica autorizado a firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada para apoiar atividades do Roteiro. “É um roteiro cultural, que preserva a cultura de etnias como a alemã, já bastante consolidado entre os gaúchos, e que agora poderá abrir portas para aprimorar o trabalho feito ao longo de décadas”, sintetiza Weber.

A Rota Romântica

É composta pelos municípios São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

As diversas etnias que formam a região e o clima europeu são destaques desta rota com inúmeros atrativos que valorizam a cultura herdada dos imigrantes por meio de festas típicas e feiras coloniais.

A região também propicia o contato com a natureza, prática de esportes radicais e trilhas, além de inúmeras opções gastronômicas e de hospedagem.

Fonte: Patricia Meira - AL/RS