Jovens do PSB são destaque em Programa de Lideranças Públicas

21/12/2021 (Atualizado em 21/12/2021 | 14:30)

O RAPS é um programa que seleciona jovens lideranças na política do Brasil. A rede de lideranças RAPS é constituída por 753 membros, de 29 partidos políticos, de todas as regiões do país, de 26 estados e do Distrito Federal.

O PSB já contava com a presença do vereador César Brisolara (Cesinha), de Pelotas, em 2020 no Programa de Lideranças Públicas, com o projeto social Futuros Campeões, que ensina artes marciais para crianças. Na última seleção, a Ana Paula Corrêa, de Caçapava do Sul, e  Rafael Castro, de Santana do Livramento foram selecionados entre milhares de brasileiros inscritos.

"Foi um processo que eu vinha mirando e me preparando há meses. Conheci o trabalho da RAPS há uns três anos e muitas das capacitações que eu acompanhei eram para gestores e lideranças em período de mandato. Eu fui candidata a vereadora em Caçapava no pleito de 2020 e foi uma experiência transformadora. Aproveitei a oportunidade da Raps de levar formação e capacitação para as futuras lideranças e senti que era o meu momento", contou Ana. 




Na entrevista de seleção, trouxe a fala pensada para as políticas públicas para mulheres. Ana sentiu que esse era o meu momento pra viver essa experiência e ficou feliz que tenha dado certo.

Rafa apresentou um projeto sobre políticas públicas para jovens. Para ele, é um grande orgulho estar entre os 80 selecionados. "A partir de janeiro, estarei ao lado de outras lideranças de norte a sul do país e de 18 partidos políticos diferentes", comemora o vereador de Livramento.  




O Programa tem como propósito a capacitação e busca desenvolver líderes políticos que possam compreender e responder aos desafios econômicos, sociais e ambientais que o país enfrenta.

É parte fundamental da missão da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS de capacitar e qualificar indivíduos a assumir a liderança para enfrentar desafios globais críticos por meio da política institucional.

O RAPS é aberto para lideranças políticas de diferentes partidos, origens geográficas e posições no espectro político-ideológico. Os participantes podem tanto formalizar seu desejo de se candidatar a um cargo eletivo no futuro quanto já podem estar no exercício de cargos eletivos, buscando melhores formas de exercer seus mandatos, bem como trazer a agenda da sustentabilidade para sua ação política cotidiana.

Fonte: Ascom PSB RS