Mulheres protestam em todo Brasil contra Bolsonaro

06/12/2021 (Atualizado em 06/12/2021 | 16:06)

divulgação   MMS-RS
divulgação MMS-RS

Mulheres foram às ruas neste sábado (4) em uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O movimento marca o Dia Nacional de Mobilização das Mulheres e aconteceu simultaneamente em capitais brasileiras, várias cidades do interior do país e até do exterior. A concentração de pessoas, muitas delas ligadas a coletivos feministas, centrais sindicais e partidos políticos de esquerda, começou ainda pela manhã e mobilizou milhares de pessoas em todo território nacional.

Em Porto Alegre, a manifestação feminina aconteceu, às 16h, na Praça Brigadeiro Sampaio, mais conhecida como Praça do Tambor. O protesto na capital gaúcha teve a presença do Movimento das Mulheres Socialistas do Rio Grande do Sul (MMS-RS) e reuniu centenas de mulheres pedindo a renúncia do presidente brasileiro. 

A secretária Estadual do MMS-RS, Maria Luiza Loose, a Malú, participou do evento, assim como lideranças femininas dos mais diversos partidos de centro-esquerda brasileiros atuantes no Rio Grande do Sul. Manifestantes usaram cartazes com críticas ao presidente, contra a gestão da pandemia pelo governo, além de reivindicações pelo direito das mulheres, contra a violência de gênero e contra a fome.

"O Brasil não merece mais ser liderado por machistas, racistas e homofóbicos. E, nas urnas do próximo pleito, as mulheres vão ratificar está certeza. Fora Bolsonaro!" ressaltou Malú, a líder das mulheres socialistas gaúchas sobre o protesto do último sábado.

O ato “Bolsonaro nunca mais” contou com o apoio de entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Além disso, os atos #Fora Bolsonaro também contaram com apresentações culturais que acompanharam a marcha em diversas cidades.

Até as 17h16 do sábado (dia 4), foram registrados atos em pelo menos 9 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Belém, Aracaju, Porto Alegre, Curitiba e João Pessoa. Os movimentos também foram organizados em: Campinas (SP); Ubatuba (SP); Joinville (SC); Quilombo (SC); Blumenau (SC); Chapecó (SC); Mossoró (RN).

A campanha nacional “Fora, Bolsonaro“, que vem divulgando os atos contra o presidente, havia anunciado no dia anterior 61 protestos em 54 cidades brasileiras e em duas cidades no exterior: Alemanha (Frankfurt) e Portugal (Lisboa).

Entre os grupos que organizam o movimento, estão: Movimento de Mulheres Socialistas,  Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Movimento Negro Unificado (MNU), Movimento Sem Terra (MST), União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), Partido dos Trabalhadores (PT), e Liberdade (PSOL), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central de Trabalhadores do Brasil (CTB).

Fonte: Socialismo Criativo - Com informações do MMS-RS, Poder360 e G1