Campanha ‘Adote esta ideia’ é lançada em Venâncio Aires

23/03/2017 (Atualizado em 23/03/2017 | 16:18)

Uma campanha da Prefeitura de Venâncio Aires, em parceria com a Câmara de Vereadores, foi lançada no dia 09 de março. O intuito da iniciativa, chamada de “Adote esta Ideia”, é buscar a adoção de espaços públicos por empresas e/ou pessoas físicas que queiram manter os locais e auxiliar no embelezamento e manutenção da cidade.

O projeto surgiu depois do interesse de um empresário em adotar o canteiro do Bairro Coronel Brito. José dos Santos esteve na Prefeitura e se colocou à disposição para jardinar e cuidar do local, que fica na ERS-453. Motivado por ele, outro empresário procurou o poder público e passou a cuidar no trevo da Vila Batisti. A iniciativa gerou um movimento, que liderado pela vereadora Tata Haussen Oliveira, foi aprovado como projeto de lei na Câmara e lançado na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

O motivador de todo este projeto disse estar feliz em proporcionar um novo olhar sobre a cidade. Conhecido como Zé, ele salientou que o trabalho dele é apenas uma gotinha, que ele deseja que vire um oceano. “Uma cidade limpa, organizada e jardinada é uma cidade feliz e que tem povo educado. Viajo por todo o estado e vejo os trevos das cidades enfeitados e bonitos e tenho vontade de entrar e conhecer seu povo. É isso que eu quero que aconteça com a nossa Venâncio Aires”, ressalta ele.

Para o prefeito, Giovane Wikert, as parcerias são essenciais para que Venâncio Aires prospere. Wickert agradeceu a iniciativa de Zé e da vereadora que encampou a ideia e deu forma para que o projeto se espalhasse de forma organizada e formal. “Venâncio Aires tem uma característica peculiar que é o espírito de comunidade, de união, de juntar as mãos e fazer juntos. Todo mundo está se doando um pouco e auxiliando o município. A crise não pode ser desculpa para que não se faça o que é possível”, disse Wickert ao lembrar o trabalho feito através da Lei Rouanet e da equipe da Prefeitura para viabilizar o Carnaval sem onerar os cofres públicos.

A partir de agora, os empresários, ou até mesmo pessoas físicas, que queiram auxiliar na adoção de espaços públicos podem entrar em contato com a Secretaria de Planejamento, que funciona em prédio anexo ao da Prefeitura. A equipe irá verificar a possibilidade e os trâmites formais para que o local seja adotado pelo interessado, que como contrapartida pelo trabalho terá fixado uma placa do projeto com publicidade da empresa parceira.

Fonte: Jornal do Comércio - RS