Socialistas exaltam condução dos trabalhos no Congresso Estadual

10/11/2021 (Atualizado em 11/11/2021 | 15:06)

Foto: Tiago Belinski/Divulgação PSB RS
Foto: Tiago Belinski/Divulgação PSB RS

A importância do debate político dentro de uma democracia é a mesma que o ar para vida humana. O confronto de ideias e o embate de teses são as raízes de uma sociedade plural e coletiva ao mostrar diferentes visões sobre um mesmo tema, sempre em busca de um consenso ou, pelo menos, da aprovação da maioria das pessoas, ou dos segmentos envolvidos, seja diretamente ou por representatividade.

Assim, quanto maior é o nível do debate, com respeito, objetividade e foco no tema, maior e mais produtivo é o resultado final. É um indicativo certo de maturidade política democrática em uma sociedade plural, coletiva e diversificada.

E foi isto que aconteceu no XV Congresso Estadual do Partido Socialista do Rio Grande do Sul, realizado nos últimos dias 6 e 7 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa gaúcha, com a participação de cerca de 500 delegados municipais, além de integrantes dos movimentos organizados da sigla.

Tanto que uma das unanimidades do encontro dos socialistas gaúchos foi a qualidade da condução dos trabalhos, principalmente nas apresentações e deliberações de teses e moções da autorreforma pragmática da sigla, além de toda coordenação do processo eleitoral que culminou com a reeleição de Mario Bruck à presidência do Diretório Estadual do PSB, junto com a nova executiva.

“O Congresso foi um sucesso no ponto de vista da organização. Os debates foram exaustivos, politizados, uma verdadeira maratona. Mas também respeitosos e produtivos, que é o grande diferencial das agremiações políticas que querem mesmo uma mudança”, ressaltou Rogério de Araújo De Salazar, que presidiu os trabalhos da mesa.

Salazar também enaltece o trabalho de seus colegas na condução dos trabalhos, Letícia Gomes e Fabiano Dupont, que resultaram em uma ata precisa, discussões focadas e na elaboração de um documento de alta qualidade produzido pelos socialistas gaúchos para uma reforma pragmática que moderniza o partido em todo país, suas bandeiras e deixa mais próxima a mais que necessária reorganização social brasileira, um projeto nacional de desenvolvimento e, é claro, um governo progressista elaborado pelas bases, construído pelo povo para o povo.

O presidente da mesa salienta também o momento político do Congresso Estadual que reafirmou a candidatura de Beto Albuquerque para o Governo do Estado, assim como também a reeleição de Mario Bruck para presidência estadual da sigla.

“Outro ato importante que ressalto dentro do nosso congresso foi o momento cultural, reafirmando nosso compromisso, como partido político, com a cultura de nosso povo. Foi emocionante”, concluiu Rogério Salazar ao se referir as canções e declamações de poemas feitas pelos companheiros Pedroso e Fachini durante a abertura oficial do evento.

A elogiada mesa de trabalho do XV Congresso estadual do PSB-RS, que também contribuiu, e muito, para forte unidade do partido sentida neste importante período pré-eleitoral, estava composta por Rogério Salazar, Letícia Gomes, Fabiano Dupont, Alessandro Dalla Santa e Jefferson Muller.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS