Legislativo de Santa Maria aprova Projeto de Lei que cria reserva de vagas em concursos públicos para negros e indígenas

05/11/2021 (Atualizado em 05/11/2021 | 14:55)

Projeto de Lei, que ainda necessita da aprovação do Executivo Municipal, é de autoria do vereador socialista Paulo Ricardo Pedroso

A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, nesta quinta-feira, dia 4 de novembro, Projeto de Lei que prevê a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos do município para negros, indígenas e demais grupos étnicos minoritários.

Segundo o projeto do vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSB), poderão concorrer às vagas reservadas aqueles que, no ato da inscrição  do concurso público, se manifestarem oficialmente que pertencem aos grupos sociais minoritários beneficiados . Foram 19 votos favoráveis e dois contrários.

“De antemão, este projeto de lei não visa superiorizar as minorias étnicas e raciais. Dentre os objetivos da criação deste projeto de lei, está em buscar a diminuição da desigualdade racial”, disse o vereador autor da proposta. Ele disse ainda que, agora, espera que o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) sancione sua iniciativa.

Ainda de acordo com o projeto recém-aprovado no Legislativo santa-mariense, a reserva de vagas deverá constar expressamente o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou emprego público oferecido nos editais dos concursos públicos.

O socialista Paulo Ricardo Pedroso é professor, radialista e o primeiro vereador negro eleito para a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.


                                                

Fonte: Ascom / CMVSM com informações do Paralelo 29/ jornalista José Mauro Batista