Educação do berçário a pré-escola segue em turno integral em Cachoeirinha

20/03/2017 (Atualizado em 20/03/2017 | 16:14)

Miki Breier é prefeito de Cachoeirinha pelo PSB
Miki Breier é prefeito de Cachoeirinha pelo PSB

Em 2018, Cachoeirinha deverá obedecer a lei federal e adotar o meio turno garantido vagas a todas as crianças

A Educação segue em turno integral em Cachoeirinha. A decisão foi publicada na última quinta-feira (16/03) em edição extra no Diário Oficial do Município. A secretária de Educação, Rosa Lippert, explica que a medida tem como objetivo dar um prazo para que os pais possam se adequar ao turno parcial. “A decisão do meio turno para educação infantil está respaldada por legislação federal. Com esta medida atenderíamos quase toda demanda. Mas, ouvimos os pais das crianças que já estavam sendo atendidas em turno integral e entendemos que eles precisam de um tempo maior para se organizarem”.

A proposta é, no próximo ano, aplicar em Cachoeirinha o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. “2016 era o último ano para se adequar ao meio turno. Mas, estamos enfrentando a lei para seguir atendendo em turno integral”. 

Atualmente no município há uma lista de espera de aproximadamente mil crianças que reivindicam uma vaga no berçário, maternal e pré-escola. Com a medida, no que diz respeito a pré-escola, a demanda será totalmente atendida no próximo com o turno parcial. Ainda, em relação a educação infantil a secretária de Educação esclarece continua buscando uma alternativa para realocar as crianças da Creche Averonice. 

Para melhor o atendimento aos alunos, nesta semana foram nomeados 27 atendentes de educação infantil e 18 professores das disciplinas de educação artística, educação física, ciências, geografia, inglês e séries iniciais. “Nosso objetivo é oferecer estrutura para uma educação de qualidade que atenda nossos estudantes. Por conta da aposentadoria e do afastamento de alguns profissionais estamos nomeando esses professores para preencher as vagas”, informa a secretária.

 

Ascom Prefa. Cachoeirnha

Foto: Fernando Planella

Fonte: Ascom Prefa. Cachoeirinha