PSB realiza consulta na internet sobre reforma da previdência

20/03/2017 (Atualizado em 17/03/2017 | 20:21)

PSB nacional
PSB nacional

O PSB realiza uma consulta pública pla internet para saber a opinião dos brasileiros sobre a reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer. 

A pesquisa pode ser acessada no site nacional do partido www.psb40.org.br ou nas redes sociais e respondida por qualquer cidadão, filiado ou não. Basta preencher nome e e-mail para responder as questões.

O resultado desse levantamento, somado às opiniões de parlamentares, dirigentes, filiados e integrantes de movimentos sociais, servirá de subsídio para a decisão final da Executiva Nacional do PSB.

A PEC 287 está em tramitação em uma comissão especial, na Câmara dos Deputados. O prazo para apresentação de emendas, que terminava na última terça-feira, foi prorrogado para esta sexta-feira (17), a pedido da bancada socialista.

Ao todo, deputados da base aliada e da oposição já haviam apresentado 146 emendas, propondo mudanças, retirada ou inclusão de artigos. A maior parte delas pede que não haja mudanças nas regras da aposentadoria rural.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirma que a participação de todas as pessoas nesta consulta será importante para um posicionamento consistente do partido. O PSB elabora uma proposta de reforma alternativa à do governo Temer, que será apresentada pela bancada no Congresso. 

Nos diversos debates realizados pelos socialistas, Siqueira tem defendido o sistema de Seguridade Social em vigor no país. “A grande conquista destes 30 anos de democracia foi a criação da Seguridade Social, que reúne a Saúde, a Previdência e a Assistência. Não podemos abrir mão dessa grande política criada pela Constituição de 1988, que promoveu justiça social depois de séculos de exclusão”, afirmou.

Segundo ele, o PSB reconhece a necessidade de uma reforma, entretanto, sem comprometer a essência do sistema: a solidariedade, a inclusão e a distribuição de renda entre os mais necessitados. “Nós não podemos tirar direitos daqueles que têm menos direitos e que, pela primeira vez, tiveram algum direito no país”, declarou.

A proposta do governo, que amplia idade mínima e tempo de contribuição para todos, igualando exigências entre homens e mulheres, afeta especialmente a aposentadoria do trabalhador rural e dos cidadãos com direito aos Benefícios de Prestação Continuada (BPC).

Em nota distribuída nesta semana, o presidente socialista afirma que os segmentos representados pelo partido e sua própria história são diretamente e negativamente afetados pela proposta governista, o que na prática impede a legenda de aceitá-la, sem que ocorram alterações significativas.

 

 

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Fonte: PSB Nacional