NSB lembra Dia Nacional da Consciência Negra com nota sobre desigualdade racial

15/03/2017 (Atualizado em 15/03/2017 | 18:49)

Negritude Socialista Brasileira é um movimento do PSB
Negritude Socialista Brasileira é um movimento do PSB

 

No Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último domingo (20/11), a Negritude Socialista Brasileira (NSB) divulgou uma nota para lembrar a importância do combate à desigualdade social enfrentada pela população negra no país.

Entre os graduados, os negros recebem 47% a menos que os brancos.  Jovens negros com idade entre 15 e 29 anos representam quase 53% das vítimas de assassinatos. Além disso, os homicídios contra mulheres negras aumentaram 54% em 10 anos, afirma a NSB na nota.

O Dia da Consciência Negra é celebrado na data de morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra que liderou o Quilombo dos Palmares contra a escravidão no Brasil Colonial.

Confira a íntegra da nota:   

 

Dia Nacional da Consciência Negra

Hoje é mais um dia em que o Brasil se depara com números, dados, estatísticos. A começar por este: 53% da população brasileira é negra. Mas o que há por trás de números? Vidas! E é sobre a vida desses 53% de brasileiros que queremos falar. Observem os números e pensem nas vidas por trás de cada um deles:

1. A taxa de mulheres negras vítimas de homicídios no país é mais que o dobro da de mulheres brancas.

2. Os homicídios contra mulheres negras aumentaram 54% em 10 anos.

3. A mortalidade materna de negras é 26% maior do que de não negras.

4. Indicadores mostram que 70% dos adolescentes que são assassinados no Brasil são negros.

5. Jovens negros com idade entre 15 e 29 anos representam quase a 53% das vítimas de assassinatos, de acordo com o Datasus.

6. A concentração de mortes para os jovens negros é de 79,4 taxa por 100 mil habitantes. Para os jovens brancos, ela é de 26,6).

7. Entre graduados, os negros recebem 47% a menos que os brancos.

Apenas sete itens não traduzem a realidade de desigualdade social que ainda vivemos. É nosso dever garantir a igualdade de oportunidades a todos, porque todos somos iguais.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Precisamos, sempre, revisitar nossa história, para que erros como a escravidão. jamais se repitam.

Fonte: PSB Nacional