Passo Fundo: Lançamento da 16ª Jornada Nacional de Literatura ocorre dia 21

14/03/2017 (Atualizado em 14/03/2017 | 15:56)

Luciano Azevedo (PSB) é prefeito de Passo Fundo
Luciano Azevedo (PSB) é prefeito de Passo Fundo

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo realizam, no dia 21 de março, a solenidade de lançamento da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. O evento, que reunirá imprensa, autoridades e parceiros das Jornadas, será realizado às 18h30min, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre. A Jornada acontecerá de 2 a 6 de outubro de 2017.

As Jornadas Literárias caracterizam-se como uma das maiores movimentações literárias da América Latina e, neste ano, quando completam 36 anos de existência, passam por uma importante remodelação. As atividades, além de serem realizadas na UPF, serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na “jornalização” da cidade, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e os “Caminhos das artes”. Além de “jornalizar” a cidade, as Jornadas Literárias investem em uma nova iniciativa, agora no Complexo do Portal das Linguagens:  espaços batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados.

Essa movimentação cultural reúne leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais com o objetivo de formar leitores multimidiais, críticos e esteticamente sensíveis. As Jornadas Literárias renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa UPF

Fonte: Ascom Prefa. Passo Fundo