Agricultores detalham benefícios do programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar

10/03/2017 (Atualizado em 10/03/2017 | 15:42)

Tarcisio Minetto (PSB) é o secretário da SDR/RS
Tarcisio Minetto (PSB) é o secretário da SDR/RS

Duas famílias de agricultores familiares sensibilizados e participantes do programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e em execução pela conveniada Emater, contaram suas experiências em seminário realizado na quinta-feira (09/03), na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. A iniciativa da SDR será desenvolvida no Estado até o final de 2019 e tem entre suas metas ampliar em 20% a renda das famílias atendidas.

O programa vai beneficiar 10 mil famílias de agricultores familiares por ano no Rio Grande do Sul. Lançado em junho do ano passado pelo governador José Ivo Sartori, o Gestão Sustentável da Agricultura Familiar deve estabelecer e executar 20 mil planos de gestão em pequenas propriedades, construídos a partir das expectativas de cada uma das famílias rurais selecionadas.

Na abertura do encontro, o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, destacou que o programa deve levar em conta os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. “O empreendimento tem que dar retorno sob o ponto de vista econômico e financeiro, respeitando o ambiente”, frisou.

O coordenador do programa, Célio Colle, explicou como funcionam as quatro etapas da iniciativa. ?Conhecer o programa, elaborar um diagnóstico socioeconômico e ambiental, elaborar um plano de gestão e, por último, executar esse plano, disse Colle.

Experiências

Há quase um ano inserido no programa, o agricultor familiar Márcio Rodinei Maciel, de Salto do Jacuí, emocionou-se ao lembrar que um dos resultados mais recentes foi o investimento em educação e qualificação do filho Marcos, 15 anos. ”Ele foi estudar na Escola Família Agrícola de Vale do Sol, uma realidade que a gente não tinha antes deste programa”, disse.

Do município de Ajuricaba, o casal Cicília e Atílio Pitczak narrou suas experiências a partir das orientações da Emater para o controle e o manejo de pragas na lavoura de soja. “Com auxílio do extensionista da Emater ficou fácil saber quanto entra e quanto sai do caixa da família. ?Agora a gente está sabendo o que está acontecendo?”, comemorou Pitczak.

O programa

Entre as ferramentas oferecidas, o programa coloca à disposição dos extensionistas planilha econômica, questionário ambiental e social e plano de festão. Os dados registrados têm gerado indicadores válidos para auxiliar o Estado a compreender e transformar para melhor seu espaço rural.

Também participaram do encontro o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Não-Me-Toque, Pedro Nienow; além de agricultores familiares, técnicos e imprensa.

Fonte: Ascom SDR/RS