Secretário Minetto pede apoio a ministro Maggi para questões do trigo e do cooperativismo

10/03/2017 (Atualizado em 10/03/2017 | 15:39)

Tarcisio Minetto (PSB) é o secretário da SDR/RS
Tarcisio Minetto (PSB) é o secretário da SDR/RS

Atenção para o cooperativismo, para a comercialização do trigo e assuntos relacionados à pesca, entre outros, foram os principais temas de diálogo mantido entre o secretário do Desenvolvimentro Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto (PSB/RS), e o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, durante visita à Expodireto Cotrijal, na quinta-feira (09/03). Minetto aproveitou a passagem do ministro, que veio ao Rio Grande do Sul com uma comitiva de 33 embaixadores e sete diplomatas, para enfatizar as questões sob responsabilidade da SDR.

Além de ouvir as reivindicações do secretário Minetto, o ministro recebeu de autoridades gaúchas um documento solicitando revisão de taxas de cabotagem da Marinha Mercante, apoio à comercialização do trigo, controle de ingresso de leite em pó e trigo importado e do arroz e acesso a crédito.

Conforme Maggi a iniciativa de trazer embaixadores e diplomatas para a feira de Não-Me-Toque visou a apresentar a agricultura de precisão e a tecnologia das máquinas e implementos agrícolas. “O Brasil conta com uma agricultura forte, baseada em ciência e tecnologia desde os primórdios da criação da Embrapa. Hoje como diplomatas visitantes, eles podem ser nossos clientes no futuro e, por isso, nosso carinho em trazê-los para conhecer a feira”, afirmou Maggi.

Para o embaixador da Nigéria no Brasil, Adamu Azimeyeh Emozozo, a visita à feira foi de extrema importância para a Nigéria conhecer a tecnologia brasileira. “Atualmente 70% da população do país trabalha na agricultura e compra equipamentos da Europa”, relatou. “Durante esta visita não devemos fechar negócio, mas após conhecer os produtos vamos encaminhar uma equipe técnica para o Brasil para visitar fabricantes, cooperativas, lavouras e posteriormente fecharmos negócio.”

 

Fonte: Ascom SDR/RS