Congresso da UNE debate meios de salvar a educação brasileira

15/07/2021 (Atualizado em 15/07/2021 | 10:29)

Foto: AFP
Foto: AFP

União Nacional dos Estudantes (UNE)  iniciou nesta quarta-feira (14) o Congresso Extraordinário (Conune) pela Educação. O congresso virtual oferece diversos debates sobre cortes na educação e no orçamento, sobre ciência, direitos humanos e todos os temas que envolvem os retrocessos do atual governo na Educação. Os debates serão transmitidos via YouTube oficial da UNE.

Durante o Conune, que segue até 18 de julho, os estudantes, integrantes de movimentos sociais e de entidades de defesa da educação e ciência se mobilizarão para os atos de protestos da Campanha Nacional Fora Bolsonaro.

Diretor de Extensão da UNE pela Juventude Socialista Brasileira, Douglas Melo, ressalta a importância do movimento estudantil ao longo da história brasileira e destaca a importância do encontro em um momento que o país vive um desmonte da Educação.

“O movimento estudantil continuará sendo protagonista da luta contra o governo Bolsonaro. Ele sempre foi protagonista nas lutas do nosso país desde a fundação da UNE, a disputa pelo petróleo é nosso, a luta contra a ditadura, a luta pela redemocratização a luta pelo fora Collor. As entidades estudantis sempre estiveram presentes nesses momentos importantes.”
Douglas Melo

Douglas destaca que a união das classes estudantis é fundamental neste momento em que a democracia está ameaçada. “Essa discussão acontece em um momento muito importante até pela própria situação que o país está. o governo Bolsonaro atacou bastante a educação do nosso país  desde o início com o ministro Vélez, com Weintraub e continuam até hoje os ataques. Desde que Bolsonaro assumiu a presidência, foram cortada mais de 10 milhões no orçamento da Educação”, disse.

PSB no Congresso da UNE

Douglas afirma que o papel do PSB, mais especificamente da Juventude Socialista Brasileira (JSB), durante as discussões é reafirmar a UNE enquanto uma entidade que representa os estudantes do nosso pais e colocar o ponto de vista e propostas socialistas para saídas para essa crise que estamos vivendo.


“Nós apresentamos uma tese para o congresso que é o O “Fora Bolsonaro nos Une”. Acreditamos que a agenda principal do movimento deve ser o Fora Bolsonaro.  Acreditamos ainda que a construção de uma frente ampla unindo as todas as forças progressistas é a melhor saída para o momento.
Douglas Melo

Nova diretoria da UNE

O fórum termina também com a eleição da nova presidência e diretoria da entidade para gestão provisória de 12 meses, na plenária final. A diretoria será composta por indicados pelas chapas que concorreram à eleição realizada no 57º Congresso, respeitando-se os cargos e a proporcionalidade.

Na avaliação de Douglas, a nova direção terá o mesmo compromisso que as gestões anteriores e missão de dar continuidade na luta contra os cortes na educação. 

A União Nacional dos Estudantes (UNE) deverá eleger como presidente pela primeira vez em sua história uma mulher negra. Nascida em Manaus, Bruna Brelaz, 26, é estudante da Faculdade Autônoma de Direito, em São Paulo, e candidata pelo movimento Contra-Atacar.

Caso seja eleita, Bruna será a segunda pessoa negra a presidir a entidade —Orlando Silva esteve à frente da UNE em 1995. Ela afirma que isso é “muito simbólico” e que a UNE constrói um “caminho histórico” para falar ainda mais sobre negros, mulheres e indígenas.

Movimento estudantil unido pela Educação

O encontro conta com representantes estudantis de todo o país e vai eleger a próxima presidência e diretoria da UNE. A diretoria será composta por indicados pelas chapas que concorreram à eleição realizada no 57º Congresso.

Confira a programação:

A Educação se UNE pelo Brasil

14/07 (quarta-feira)

9h às 10h – Encontro LGBT da UNE.

10h30 às 12h – Discussão nas salas de Zoom.

14h às 15h – Encontro LGBT da UNE.

15:30h às 17h – Discussão nas salas de Zoom.

19h às 21h – Ato Político.

Tema: Contra os cortes: O Brasil se UNE pela educação, pela ciência e pela urgente recomposição orçamentária!

Transmissão: Youtube da UNE.

15/07 (quinta-feira)

9h às 10h – Encontro de Assistência e Permanência Estudantil da UNE.

Tema: 11 anos do PNAES: Retrocessos e desafios.

Convidados(as): Pedro Luiz Manique Barreto (pró-reitor de assuntos estudantis da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e 1º vice coordenador Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis-FONAPRACE),  Francisco Carlos Ribeiro (assistente social da Coordenação dos Programas de Assistência ao Estudante da pró-reitora de Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia-UFBA), Eudes Baima (Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará-Sinduece).

Transmissão: Youtube da UNE.

10h30 às 12h – Discussão nas salas de Zoom.

14h às 15h – Conferência 1/Encontro de Assistência e Permanência Estudantil da UNE.

Tema: Cota não é esmola: 10 anos da lei de ações afirmativas e a luta pela permanência nas universidades.

Convidados(as): Ângela Guimarães (Presidenta da União de Negros pela Igualdade-UNEGRO), Iêda Leal de Souza (coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado-MNU e secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-CNTE), Taíres Santos (farmacêutica, ex-diretora de combate ao racismo da UNE e secretária do PT-SE).

Transmissão: Youtube da UNE.

15h30 às 17h – Discussão nas salas de Zoom.16h às 17h – Conferência 2.

Tema: O projeto de desmonte das universidades públicas nas instituições estaduais.

Convidados(as): Ricardo Lodi Ribeiro (reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ), Guilherme Bianco (vereador em Araraquara pelo PCdoB).

Transmissão: Youtube da UNE.

17h30 às 19h – Discussão nas salas de Zoom.

18h às 19h – Conferência 3.

Tema: Uma universidade chamada Brasil: financiamento público, autonomia universitária e o projeto de Educação que queremos.

Convidados(as): Joana Angélica (reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB e 2ª vice-presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior-ANDIFES), Alice Portugal (deputada federal PCdoB-BA e presidenta da comissão de Cultura e da subcomissão de Ensino Superior da Câmara dos Deputados), Margarida Salomão (prefeita de Juiz de Fora),

Transmissão: Youtube da UNE.

19:30h às 21h – Discussão nas salas de Zoom.

16/07 (sexta-feira)

9h às 10h – Conferência 4.

Tema: Democracia sob ameaça: do autoritarismo do planalto à ausência nas periferias.

Convidados(as): Marcelo Freixo (deputado federal PSB-RJ), Orlando Silva (deputado federal PCdoB-SP), Eliane Martins (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos-MTD).

Transmissão: Youtube da UNE.

10h30 às 12h – Discussão nas salas de Zoom.

14h às 15h – Conferência 5.

Tema: Os limites do ensino remoto, desafios do ensino à distância e o movimento pela escolarização em casa no Brasil.

Convidados(as): Olgamir Amancia (decana da Universidade de Brasília-UnB), João Carlos Salles (Reitor da Universidade Federal da Bahia-UFBA), Adércia Hostin (coordenadora de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino-Contee),

Transmissão: Youtube da UNE.

15:30h às 17h – Discussão nas salas de Zoom.

17h às 18h – Conferência 6.

Tema: Emprego, renda, serviço público e precarização das relações de trabalho no Brasil.

Convidados(as): Delaíde Miranda Arantes (ministra do Tribunal Superior do Trabalho-TST), Adilson Araújo (Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB), Léo Pinho (presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários-UniSol),

Transmissão: Youtube da UNE.

18h às 19:30h – Salas de discussão no Zoom.

18h às 19h – Conferência 7.

Tema: SUS, universidade e ciência na linha de frente da defesa da vida.

Convidados(as): Ethel Maciel (professora da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES),  Luana Alves (Vereadora PSOL-SP e da Rede Emancipa), Paulo Saldiva (professor titular da medicina da Universidade de São Paulo-USP, médico patologista e ex-diretor do IEA-USP), Gabriel Arruda (Enfermeiro, residente do segundo ano no Programa Multiprofissional em Saúde da Família-UFPE).

Transmissão: Youtube da UNE.

19:30h às 21h – Discussão nas salas de Zoom.

21h às 22h – Lançamento do catálogo e documentário da 12ª Bienal da UNE.

Transmissão: Youtube da UNE.

17/07 (sábado)

10h às 11h – Conferência 8.

Tema: Unidade para salvar o Brasil: Fora Bolsonaro!

Convidados: Guilherme Boulos (coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto-MTST), João Paulo Rodrigues (coordenador do Movimento dos Sem Terra-MST),  Antônio Fernandes dos Santos Neto (presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros-CSB), Gleisi Hoffmann (deputada federal PT-PR)

Transmissão: Youtube da UNE.

11:30h às 13h – Salas de discussão no Zoom.

15h às 16h – Conferência 9.

Tema: Educação não é mercadoria: a luta por qualidade e permanência nas universidades pagas.

Convidados: Gilson Reis (presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Estabelecimentos de Ensino-CONTEE), Natália Bonavides (deputada federal pelo PT-RN),  Guilhermina Rocha (Presidente do Sindicato dos Professores de Macaé e Região – Sinpro).

Transmissão: Youtube da UNE.

16:30h às 18h – Salas de discussão no Zoom.

17h às 18h – 55 anos da OCLAE: movimento estudantil e solidariedade internacional.

Convidados(as): Entidades estudantis e federações estrangeiras e internacionais.

Transmissão: YouTube da UNE.

18/07 (domingo)

10h às 12h – Reunião da Diretoria Plena da UNE.

Mediador(a): Mesa diretora da UNE.

Convidados(as): diretoria plena da UNE.

Fonte: Socialismo Criativo - Com informações da UNE