Líder da bancada do PSB destaca luta pela igualdade de gênero e combate à violência

09/03/2017 (Atualizado em 08/03/2017 | 21:01)

Catarina Paladini é deputado estadual pelo PSB/RS
Catarina Paladini é deputado estadual pelo PSB/RS

O líder da bancada do PSB, deputado Catarina Paladini destacou a luta pela igualdade de gênero durante a Sessão Solene realizada na nesta quarta-feira (08), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Ele afirmou que a data simboliza as lutas e conquistas das mulheres na sociedade, mas que também é um importante momento de reflexão. “Não é de hoje que as mulheres lutam por igualdade e esta luta está longe de acabar. Políticas públicas são fundamentais para a redução da desigualdade de gênero e para o combate à violência, assim como a educação para mudar a cultura machista da nossa sociedade”. 

O parlamentar lembrou que mesmo com a Lei Maria da Penha, hoje ainda ocorrem 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 5º lugar no ranking de países nesse tipo de crime, segundo o Mapa da Violência 2015. Dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados em 2013 no Brasil, 50,3% foram cometidos por familiares. Esse fato, segundo o deputado, contribui para o silêncio da vítima que se sente ameaçada, com vergonha da exposição da vida privada, entre outras tantas justificativas para não denunciar a violência. “Essa triste realidade deve ser combatida por todos nós, diariamente, exigindo o fim da violência de gênero e assegurando direitos iguais, a começar pelo direito a uma vida livre de violência. Não vamos nos calar. Precisamos manter o debate nos 365 dias do ano com a mesma intensidade e firmeza dos discursos proferidos no mês da mulher. Este é o compromisso do PSB”.

O líder da Bancada também prestou homenagem a prefeita de Cristal, Fábia Richter (PSB), agraciada com o Troféu Mulher Cidadã 2017, na categoria Saúde da Mulher. Fábia é enfermeira, especializada em Saúde da Família, Saúde Coletiva, Gestão Pública e Gestão Hospitalar, com MBA em Gestão de Pessoas. “Entre títulos e feitos, Fábia Richter orgulha a todos nós, socialistas, por seu caráter, personalidade, liderança, gestão e compromisso com os ideais de justiça e igualdade de oportunidades”, destacou. 

 

 

Texto: Fabiana Calçada/ Foto: Elaine Martins

Fonte: Ascom Bancada PSB na AL/RS