Verão Cultural de 2017 inova ao proporcionar atividades inclusivas em Cachoeirinha

08/03/2017 (Atualizado em 08/03/2017 | 18:54)

Miki Breier (PSB) é prefeito de Cachoeirinha
Miki Breier (PSB) é prefeito de Cachoeirinha

 

Programação visou à integração do público com deficiência buscando criar espaços de convivência e respeito.

As diversas atividades esportivas, apresentações de dança, cinema e música do Verão Cultural 2017 deixam uma marca importante: a inclusão de pessoas com deficiência. Pela primeira vez, as atividades, que vem sendo realizadas desde janeiro, visaram à integração do público com deficiência buscando criar espaços de convivência e respeito.

“Esta gestão entende que a cidade é das pessoas e deve-se preservar o espaço de participação de cada uma. O Verão Cultural é um exemplo importante do quanto o esporte, a arte e a cultura também são processos de inclusão”, lembra o prefeito Miki Breier.

Parte dessas ações incluíram a impressão da programação do Verão Cultural em Braille. A entrega simbólica foi realizada para a cachoeirinhense Simone Rodrigues, cega e estudante iniciante da linguagem. “O ato de a Prefeitura fazer esta ação diferenciada é um grande avanço no reconhecimento das pessoas que convivem com a deficiência visual”, apontou. A comunidade cega do município em Cachoeirinha reúne cerca de 90 pessoas. 

A secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Patrícia Vianna, destacou que a Prefeitura busca parcerias para realizar oficinas como as de Libras e Braille. “A intenção é viabilizar os espaços públicos para estas atividades a fim de que as pessoas de nossa cidade possam realizar capacitações sem precisar sair de Cachoeirinha”.

Durante o Verão Cultural, diversas atividades foram acompanhadas por intérpretes de Libras, desde a abertura oficial do evento, passando pela oficina de fotografia e o aulão de músicas tradicionalistas.

 

Texto: Andressa de Bem e Canto

Foto: Fernando Planella

 

Fonte: Ascom Prefa. Cachoeirinha