Encontro das Mulheres Socialistas debate a participação feminina na política

12/11/2019 (Atualizado em 12/11/2019 | 12:05)

O Espaço de Convergência ficou lotado no Encontro Estadual de Mulheres promovido pela Secretaria de Mulheres do PSB/RS na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, na tarde de sábado (9). Mais de 100 pessoas, representando 40 municípios, estiveram na atividade comandada pela Secretária de Mulheres, Maria Luiza Loose, que contou com a presença dos secretários da NSB, Paulo Leites, da SSB, Marcelo Freitas e Arnóbio Mullet, do MPS, Presidente Estadual, Mário Bruck, do Deputado Estadual, Dalciso Oliveira, entre outras lideranças como a prefeita de Cristal, Fábia Richter, e das vereadoras de São Lourenço do Sul, Carmem Rovaré e de Venâncio Aires, Diana Azeredo. O evento também lembrou os 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
A secretária de Mulheres, Maria Luiza Loose, Malu, ressalta que os municípios repensem a participação feminina nas eleições do ano que vem e que o próprio partido deve avaliar os espaços oferecidos as mulheres, principalmente e as que participam dos movimentos internos. Também frisou que este em um momento de polarização, é importante que as mulheres socialistas estejam unidas.
A secretária de Mulheres do PSB/DF, Geralda Lopes Resende, apresentou o painel Representações Sociais da Violência Contra o Gênero Feminino. Os dados são baseados em uma pesquisa que entrevistou homens e mulheres. O resultado surpreende pela visão preconceituosa em que a mulher está inserida.
O presidente do PSB/RS, Mário Bruck, falou sobre a Autorreforma do PSB. “Somos o primeiro partido que está revendo seus fundamentos, avaliando onde precisamos melhorar reestabelecer a conexão com a sociedade”, disse. Neste processo está em andamento e ouvirá as bases em cinco eixos temáticos: Reforma Política e Reforma do Estado, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Políticas Sociais, Economia e Socialismo e Democracia.
O Encontro serviu ainda para a troca de experiência entre as participantes, que também puderam fazer suas manifestações durante o debate. Também marcou o Dia 40, com a filiação de mais uma mulher ao PSB de São Lourenço do Sul. 


Fonte: Comunicação PSB/RS